Macro-Fotografia Parte II

10 11 2008

No tutorial de hoje veremos como utilizar a lente 18-55mm para Macrofotografia com um custo bastante baixo.

Reparem no exemplo a seguir…
O que há em comum nessas duas fotos?

É que ambas foram feitas com a mesma lente! A Canon 18-55mm ou Kit-lens.
Mas como é possível que uma lente seja tão versátil assim? O segredo na verdade
está na maneira como ela foi utilizada em cada caso.

Na primeira foto a lente está colocada de maneira normal na câmera, encaixada pela base no corpo da câmera sem nenhuma adaptação.
Na segunda foto a lente foi colocada na câmera de maneira invertida, ou seja, de trás pra frente com o uso de um adaptador.

Para esse tutorial vamos precisar dos elementos a seguir:

O anel inversor é o responsável por parte do “milagre” que faremos a seguir. Ele pode
ser encontrado no www.macrofotografia.com.br

Uma foto macro de grande ampliação geralmente é conseguida com o uso de uma série de elementos que somados são capazes de obter detalhes impressionantes.
No entanto tais elementos são compostos por lentes específicas, tubos extensores, tele conversores, filtros Close-Up e flashes dedicados que no final somam enorme quantidade em dinheiro.

Quando invertemos uma lente na câmera, conseguimos de imediato uma ampliação.
E ao inverter uma lente o mais interessante é que seus valores de aproximação também ficam invertidos. Significa dizer que os maiores valores de ampliação acontecem abaixo dos 50mm em uma lente que foi invertida na câmera. Isso torna a 18-55mm ideal pra isso.

Esse é o anel inversor em detalhe:

Ele possui de um lado os encaixes para o corpo da câmera e do outro uma rosca no diâmetro
do filtro da lente para que essa não corra o risco de cair durante o uso.

Aqui vemos a lente com o anel inversor já enroscado:

Mas e a tampa da lente que estava na lista? Pra quê vamos usá-la?
Quando invertemos uma lente AF dessa maneira, perdemos os contatos eletrônicos com a câmera e fica impossível controlar a abertura da lente.
Uma das características de fotografia Macro é a curta profundidade de campo, também conhecido por DOF curto. Significa na prática que temos um espaço muito restrito de foco útil.
E quanto mais ampliação se consegue, menos espaço de foco temos a disposição.

Pelo princípio fotográfico, quanto menor a quantidade de luz entrando na lente, maior será a profundidade de campo. Isso é obtido fechando-se a abertura da lente. É nessa hora que entra em ação a Tampa da lente.

Mas vamos observar com cuidado essa tampa:

Reparem que ela possui um furo pequeno no seu centro. Como a lente será invertida na câmera, é fácil perceber o tamanho da abertura que fica de luz disponível. Mas se colocarmos a tampa no seu lugar com esse pequeno furo, vamos “fechar” a entrada de luz e assim conseguir mais profundidade de campo na nossa foto!!

Esse é um exemplo de foto Macro sem a tampa na frente controlando a entrada de luz.

Apesar de seu apelo artístico, nota-se a pouquíssima quantidade de foco na foto.
Apenas em um restrito espaço da flor.

Nesse outro exemplo notamos a diferença com o uso da tampa.

Então basta colocarmos a tampa e depois encaixar o lado oposto na câmera.
Assim fica nossa câmera com a lente invertida:

Agora a hora do teste prático. Vamos fotografar esses fósforos com a nossa gambiarra!

Quando posicionamos o nosso Zoom na posição de 55mm temos esse resultado:

Essa borda escura na foto nós chamamos de “Vinheta”. Nada mais é do que a própria lente fotografada. Basta fazer um Crop na foto e nos livraremos dela. Se for o caso, um simples ajuste no zoom da lente também resolverá esse problema.

Acharam que a ampliação ficou boa?
Calma, vocês ainda não viram nada. Basta colocar a lente na posição de 18mm e…

Tudo bem… podem fechar a boca agora… hehehehehe.

Com esse tutorial foi possível ver a possibilidade de um recurso de inversão de lente.
Porém certos aspectos tem de ser levados em consideração.
A iluminação dever ser a mais clara possível, o que implica no uso de flash ou mesmo de uma forte luz natural. Em geral o ajuste de sensibilidade ISO da câmera dever se ajustado para 400 e acima. O visor fica bem escuro devido ao uso da tampa na lente o que dificulta fazer o foco na foto. Aliás esse é um dos pormenores no foco com esse sistema.
Desligue o Foco automático pois a câmera não consegue fazê-lo por causa da perda do contato eletrônico. Faça o foco aproximando e afastando a câmera do tema.
E não se impressione se o foco só aparecer muito perto do tema. É normal ficarmos com a lente a apenas alguns centímetros de um inseto por exemplo.

Mais pra frente abordaremos cada uma dessas dificuldades, desde a iluminação até
a aproximação dos insetos e controle da respiração.

Anúncios

Ações

Information

11 responses

10 11 2008
Pmclio

Como sempre uma aula riquissima em informação.. Parabens pelas fotos.. Um site a visitar muitas vezes sem duvida..

Abraço

8 01 2009
Seth

Excelente!!! Encontrei o lugar certo!!! Muito bom, gostei muito do site, você está de parabéns… além disso você também é um excelente fotografo.
Estou ansioso para ver o artigo sobre o “controle da respiração”. Estou com uma Sony compacta e gostaria de aprender sobre fotografia e, macro é lindíssimo, só que não consigo estabilizar a câmera, fico tremendo muito, e acabei de crer fotografar formigas é impossível(pra mim)….

Muito bom mesmo e até mais!!!!

24 06 2009
Cristina Dracco

Olá. Vou contar minha breve história: Eu odiava fotografia. Para ajudar uma amiga, comprei sua Pentax K1000. Ficou uns meses parada, até eu descobrir que ainda existiam rolos de filmes, e… me apaixonei! Gostei muito das dicas!! Para quem, como eu, nunca tinha tido contato algum com fotos, suas dicas foram mais que úteis e serão muito bem aproveitadas (espero eu). Se minhas fotos não ficarem tão boas como as suas, pelo menos vou me divertir tirando-as.

Adorei!!! Já adicionei a página aos preferidos! Muito obrigada por dividir essas dicas!

8 03 2010
Jorge Tadeu Cavalcanti

VC É SENCASSIONAL,ESTA NOS MEUS FAVORITOS……….

5 04 2010
Helio Salmon

Um espetáculo de aula sobre Macro. Parabéns! Meus Favoritos…abs Helio

11 06 2010
Max Breda

Sua dica era tudo o que eu precisava, sempre tive problemas nas fotos macros com minha canon. Ja esta em meus favoritos!!
Tudo de bom!

abs
Max

14 09 2010
StephanieReis

Olá. Fantástico seu blog. Estou maravilhada com as dicas e tal.
Já está nos favoritos (:

Queria perguntar uma coisa: o furinho central na tampa da lente foi você mesmo quem fez, né? Se sim, como fez?

Beijos e continue com o belíssimo trabalho!

14 09 2010
kidneri

Olá Stephanie!
Sim, eu fiz o furo usando uma microretífica. Fiz um gabarito no Coreldraw primeiro e depois fixei ele na tampa com durex pra poder fazer o furo bem no meio. Mas fica aqui uma sugestão caso não queira comprometer a tampa da lente: recorte um pedaço de papel cartaz ou papel carmem preto no diâmetro da lente de maneira que ele possa ser encaixado com a mão mesmo ou fixado com durex ou algo do gênero e nesse papel faça o furo. O resultado é o mesmo. Lembrando que esse recurso cria uma imagem bem escura no visor! Olhe o meu post de como fazer foco em lentes manuais com a abertura fechada que você vai ter uma idéia do que estou falando. E obrigado pela visita!!

8 01 2012
Kim Portella

Muito boa aula!
Mais voce não precisa fazer este furo na tampa, existe um macete para fechar o diafragma manualmente…
é so escolher a abertura que quer com a lente ainda na camera, entao (sem desligar a camera) voce aperta e segura aquele botaozinho que fica embaixo do botao de remover a lente e remove a lente com a camera ligada, a lente vai sair com a abertura que voce quiser… =)

29 02 2012
Fabio Barcellini

Adorei sua dica, vou providenciar a adaptação pra poder testar..!

24 03 2012
JB

Soh um lembrete. O uso da tampa eh o mais indicado porque, como disse o Kidneri, a lente fica muito proxima ao objeto fotografado. E a tampa protege os contatos eletronicos da sua objetiva. Se for usar uma lente antiga, tudo bem.