Macro Fotografia – Usando lente invertida

12 11 2008

No Post de hoje vou mostrar como podemos fazer Macro usando uma lente colocada invertida em frente da lente do Kit da XTi, a 18-55mm.

Para isso vou utilizar uma lente 50mm antiga e depois uma lente Canon 50mm f1.8 atual.
Primeiro vejamos como fica a configuração com uma antiga lente Schneider que um amigo fotógrafo me deu de presente.
Olha ela aí do lado da 18-55mm

Pra usar é bem simples, basta posicionar a lente de maneira invertida na frente da 18-55mm que está na câmera, segurando com a mão mesmo.

Essa é a foto dos fósforos com a lente do Kit apenas.

E aqui o resultado com a 50mm antiga colocada em frente da lente do Kit.

Mais uma vez é possível notar a vinheta causada mas um simples Crop é suficiente para retirá-la.

Agora vamos testar a configuração usando a lente Canon 50mm f1.8 invertida em frente da 18-55mm.
Aqui está ela ao lado da lente do Kit.

A colocação em frente da câmera é feita da mesma maneira, segurando com a mão.

Novamente uma foto com a lente original do Kit.

E o resultado com a colocação da Canon 50mm f1.8 invertida em frente da lente 18-55mm.

Uma coisa que se percebe é a semelhança na ampliação das duas lentes, inclusive na vinheta gerada. A vantagem desse sistema é a possibilidade de se regular a abertura uma vez que a lente principal está conectada na câmera.
Caso a pessoa queira um sistema mais confortável de fixação da lente invertida, basta fixá-la com fita adesiva na lente do kit ou se quiser algo mais “profissional” é só adquirir um anel adaptador Rosca-Rosca obedecendo as medidas de diâmetro de cada lente. Se uma lente utiliza filtros de medida 55mm e outra 58mm por exemplo, deve-se adquirir um anel adaptador Rosca-Rosca 55-58mm.
Ele permite que cada lente seja enroscada em um dos lados tornando a fixação mais segura.

Novamente é encontrado no www.macrofotografia.com.br

Anúncios

Ações

Information

6 responses

12 11 2008
André Matos

Kid, aqui é o Espirit… surgiu uma dúvida / idéia… se a 50mm 1.8 estiver com filtro uv prejudica a foto ? … pois se não, podemos adquirir um filtro uv 58mm que custa pouco mais de 20,00 no site da diafilme, retirar o vidro, e colá-lo sobre o filtro uv da 50mm … a diferença permite que o uv da 50 mm ( 52 mm de diametro ) entre dentro do uv de 58mm e aí podem ser colados usando araldite ou algo do tipo .. no uso normal da lente 50mm ela terá seu uv com um anel a mais por cima um do outro o que acho que não prejudica e nem gera vinheta, e para usála invertida, basta rosquea-la na frente da lente do kit, assim teremos um custo de 1/3 do que comprando o anel rosca-rosca, e se o uv interferir na foto invertida ainda assim vale comprar então 2 fitros, um 58mm como dito e outro 52 mm que custa 17,00, tirar os vidros de ambos e colar um sobre o outro, fazendo um anel rosca-rosca caseiro, e ainda assim será mais barato que o anel pronto. Abraços, e parabéns pelo Blog.

13 11 2008
paulo magoo

mt legal compartilhar suas experiencias com a gente,sem dúvida,vai incentivar mt colegas

8 11 2009
Daniel

Amigo, que tipo de anel rosca-rosca uso para uma lente do kit 18-105 nikkor (na camera) e outra 50 1.8 nikkor? Seria um 67-52 que são as medidas do filtro de cada lente?

8 11 2009
kidneri

Oi Daniel…
Pra colocar uma lente invertida em frente da outra é só usar um anel rosca-rosca com as medidas de filtro de cada uma das lentes. As vezes dependendo das medidas muito diferentes, acaba sendo necessario usar mais um anel Step-Up pra acertar a medida. Por exemplo: no seu caso das medidas 52-67, pode ser que seja necessario antes usar um Step-up 52-58 de um lado e outro Step-Down 67-62 de outro por exemplo pra então encaixar um rosca-rosca 58-62… entendeu? Tem sempre essas possibilidades pra se ajustar tudo…

Abração!

19 07 2010
Éverton

Olá Kidneri. Parabéns pelo seu blog.

Mais uma dúvida quanto a questão do Daniel. Entre colocar a 50mm invertida diretamente na câmera ou colocar ela invertida na frente da lente do kit (18-105mm), qual opção você acha que dá os melhores resultados?

Obrigado.

19 12 2011
J. R. Caldas

Show de bola. Nunca teria pensado nisso.