Composição em Macro-fotografia

18 11 2008

Hoje vou falar a respeito de composição em fotos Macro.
É comum quando falamos em foto macro que a primeira preocupação seja a ampliação do tema fotografado.
No entanto não é só isso que temos de prestar atenção para conseguir uma foto diferenciada.
A composição também é fundamental.
Pode parecer improvável que além da preocupação em segurar firme a câmera e não tremer, não assustar o inseto, achar um espécime interessante, ajustar a abertura correta, ainda tenhamos a capacidade de achar espaço pra fazer composição.
Mas isso como qualquer outro detalhe na fotografia é treino e aperfeiçoamento constante. No final fazemos sem nem perceber.

Ao fotografarmos um inseto ou outro tema qualquer ampliado, é conveniente que nos atentemos pra alguns ítens: local da foto, contexto, luz e escala são alguns desses.
É comum no ínicio, registrar qualquer bichinho que se mova em qualquer lugar que seja. Isso é necessário principalmente pra servir de treinamento, para aguçar a técnica mas em geral não resulta em fotos tão boas como esperamos.
Outra questão é que nem sempre obter a maior ampliação resulta em um melhor resultado. Isso porque as vezes a foto acaba se tornando confusa por apresentar apenas uma parte muito ampliada do tema e se torna difícil a sua visualização.

Vamos então olhar algumas Macros e falar a respeito delas.

No exemplo a seguir podemos admirar as cores da composição, a textura da madeira e a iluminação obtida pelo Flash sendo rebatido num chamex.

Nessa foto, a cor e a transparência da aranha chamam a atenção

Se a intenção é ampliar o máximo possível, um pão mofado pode ser um ótimo modelo!! Colocado dentro de uma vasilha de plástico verde e usando o flash rebatido em um chamex, a foto obtida é surpreendente pelas formas e cores

No mesmo tema de ampliação máxima, uma escova de dentes com um tratamento de “negativo” posterior, gera uma foto interessante e de cores fortes.

De uma sequência de um besourinho subindo pela grama aproveitei essa pose engraçada. Além disso a cor dele contrasta com o tom verde de fundo.

Por último, um pequeno grilo atrás de uma folha de grama, pode parecer tímido ou brincando de esconde-esconde. É só posicionarmos a câmera para que a foto passe essa impressão.

Fotografia Macro não tem muita diferença de outro tipo de foto qualquer. As preocupações técnicas e artísticas são as mesmas com a diferença de que o humor dos modelos varia muito. Alguns literalmente saem “voando” de cena enquanto outros até fazem pose.
O melhor jeito de aperfeiçoar a técnica e visão de composição é fotografar sempre que possível. Nesse caso a fotografia macro tem uma vantagem: o cenário e modelos podem estar naquele cantinho do seu jardim ou mesmo no vaso de planta mais próximo.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

24 11 2008
João Carlos

Tem certeza que não nada foi modelado em 3D???? hehhe
Parabéns pelas fotos, e valeu demais pelos tutoriais!

26 11 2008
Rostev

Rapaz…
Suas composições em macrofotografia são espetaculares e é mirando em exemplos assim que o pessoal deve buscar nas fotos.
Até porque é bem interessante falar de composição num assunto onde todos se preocupam mesmo com a aproximação e os melhores detalhes. De qualquer forma, uma macro bem composta garante muito mais atenção do que simplesmente clicar a esmo.
Seu artigo nos trás muita coisa boa a pensar. Parabéns.

26 11 2008
tomjorge

Grande Kidneri!

Explicação simples e precisa, além de grandes imagens para destacar o que foi falado. Continue assim, ou melhor, melhore a cada dia!

Um abraço!

9 01 2009
Cris Martins

Sem comentários para as fotos que acabei de ver.
A do pão mofado está MARAVILHOSA.

Cara, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: