ISO, foco, exposição – Salvando a foto

9 12 2008

Imagina a cena: você está lá tentando fotografar o besouro e inesperadamente ele faz um “Hang-Loose” pra você. Claro que sem titubear você tira a foto mas depois viu que a exposição ficou ruim, o ISO tava um pouco alto e o foco “quase” bom. O que fazer?
Quando algo assim acontece comigo, (calma, nenhum besouro nunca fez “Hang-Loose” pra mim) eu costumo recorrer a minha “Tríade” de programas salvadores. Hoje vou mostrar o passo-a-passo do tratamento para salvar as minhas fotos mal batidas.
Primeiro que por definição de “mal-batida” é aquela que não ficou boa mas tem potencial pra ser corrigida. Nada a ver com fotos tremidas, cortando o bicho e com mais ruído do que foto de close de lixa. Nesses casos nem o “Santo Bresson” dá jeito, ou fotografa de novo ou guarda na memória.

A foto pra esse tópico é essa de uma formiga que caprichosamente resolveu fazer uma bolha enquanto eu enquadrava ela.

Foto-Formiga-1

Quando fui revisar a foto, ví que a exposição ficou errada e o enquadramento aberto. O ISO até que não tava dos piores, usei 400 mas com a exposição ruim os “grãos” começaram a incomodar.
Hora de morfar!!!!
Vamos então recorrer aos meus santos milagreiros. O primeiro é o Adobe Lightroom. Nele eu posso corrigir o enquadramento, aproveitando as linhas de referência da regra-dos-terços. Aproveito também pra ajustar a exposição, contraste, cor e luz de preenchimento. Não vou aqui entrar em detalhes de cada um desses ajustes pois o Adobe Lightroom é um programa bem intuitivo e fácil de usar e Blogs como o do Raphael na minha sessão de links, explicam com detalhe o uso do programa.

Foto-Formiga-2

Depois desses ajustes preliminares temos esse resultado:

Foto-Formiga-3

Até que já deu um “UP” mas se olharmos bem de perto veremos que a foto ainda carece de definição e o nível de ruído ainda é um pouco alto.

Foto-Formiga-4

Agora entra em cena o segundo programa. Na verdade trata-se de um Plugin para o Adobe Photoshop chamado Neat Image Pro 5.
Ele trabalha no tratamento da imagem para eliminar parcial ou completamente os ruídos provocados por imagens com ISO alto ou exposição inadequada.
Apesar de ser possível importar para o programa os ajustes personalizados para cada modelo de câmera e ISO utilizado, eu uso sempre o Auto Profile. Basta um clique nesse botão e o programa faz o reconhecimento das características da foto e da câmera automaticamente.
Depois basta escolhermos o nível de eliminação do ruído e pronto. Eu mesmo gosto de deixar ao menos um pouco de ruído de luminância pra manter a naturalidade da imagem.

O Neat Image em ação:

Foto-Formiga-5

Depois de passar pelo Neat Image a imagem apresenta um aspecto bem menos ruidoso mas infelizmente a falta de definição fica um pouco mais evidente.

Foto-Formiga-6

Hora de chamar o Megazord!!!
Entra em cena agora o plugin chamado Focalblade. Esse bichinho faz milagres!!!
É um plugin com ferramentas avançadas que permitem devolver a definição para a foto. São vários ajustes que podem ser aplicados e que atuam somente em áreas específicas. Não é aquele tipo de filtro de sharpness que sai atacando a foto indiscriminadamente. Você estabelece as áreas e a intensidade a serem usados e até mesmo um filtro de ruído que ajuda a devolver a sensação de nitidez da imagem.

Eis o milagreiro em ação:

Foto-Formiga-7

Se repararmos em como ele atua sobretudo na bolha, é de impressionar a capacidade do danado!!
Depois do Focalblade é só dar um toque a mais de ruído (gosto pessoal) e deixá-lo mais homogêneo com o filtro Add Noise do Photoshop.

Foto-Formiga-8

Agora é só desenformar, deixar esfriar e então servir em tigelas… hehehe.
E aqui está o resultado do processo todo. Uma foto que parece ter sido bem tirada e com a nitidez de um equipamento de primeira… não que a câmera, uma XTi, e que a lente macro, uma Tabajara Inc não possam fazer a foto com qualidade mas esse nível de nitidez realmente necessita de um anabolizante como esse Focalblade.

Foto-Formiga-9

Claro que milagres tem seus limites… um foco caprichado é o essencial pra que o resultado seja sempre surpreendente.
Espero que esse tutorial ajude a galera. Em relação a esses programas e plugins utilizados, existem diversos outros que se destinam a mesma função mas software é igual roupa íntima, cada um usa aquela que lhe dá mais conforto e confiabilidade.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

11 12 2008
henriqueribas

Kid, muito boa explicação.
Ajudará muita gente em algumas fotos.

Abs.

Henrique Ribas
http://henriqueribas.wordpress.com

18 12 2008
Roncolato

Esse ficou d+ grande KID parabéns!!!!

issae!!!!

16 01 2009
Marcelo

Onde posso encontrar esse Neat Image que não seja demo?
Obrigado.

9 04 2009
Solano

Parabéns pelo blog e pelas fotos, nota 10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: