Sony DSC-H5 – Uma história de puro amor

11 12 2008

Vez ou outra somos tomados por certos saudosismos. Hoje me lembrei de quando comecei a querer fotografar pra valer mesmo.
Aonde se lê o “pra valer mesmo” , nada tem a ver com a qualidade mas sim com o ato de se querer fotografar algo de caso pensado. Uma idéia revelada através da fotografia.
Certa vez, fui ajudar a minha esposa a fotografar Still pro curso de Propaganda e Marketing. Fiquei empolgado e “profissionalmente” me ofereci como assistente.
Passamos um dia inteirinho fotografando com uma câmera emprestada de uma amiga, uma Cybershot de 3 megas se não me engano.

Aquele era um momento que acabou unindo uma série de eventos com os quais eu me identificava: ajudar, futricar, pesquisar e comemorar.
Minha esposa Reilla é uma dessas pessoas que de tempos em tempos eu faço questão de odiar. Afinal, ela é dessas fotógrafas amadoras que na hora de fazer retratos, demonstra uma facilidade assombrosa!! Mas como tudo o que vem fácil, vai fácil, ela definitivamente não se interessa em aprofundar nessa área.
Mas foi por acreditar que ela deveria se interessar mais pela fotografia que eu dei de presente a ela uma Sony DSC-H5.

Aliás ela é um dos meus temas preferidos pra Still.

Sony

Depois disso confesso que ví todas as minhas esperanças de que a Reilla se aprofundasse na fotografia se concretizarem. Vez ou outra ela me trazia gratas surpresas fotográficas… e se me faço aqui de testemunha suspeita, deixo algumas das fotos dela nesse período.

Menina

Rosto

Tata

Gato

Tempo

Leva ou não jeito pra coisa??
Mas como eu “não” imaginava, ela deixou a fotografia de lado.
Então acabei assumindo a H-5 pra algumas incursões fotográficas. De início foi algo como me acostumar com esse universo imediatista da fotografia digital mas logo percebi que o resultado positivo dependeria bem mais do que olhar no painel de LCD e conferir a foto.

Eu vim de uma formação cinematográfica, ainda criança acompanhava os trabalhos do meu pai em uma produtora de comerciais na época em que tudo era feito em película e logo tive de retomar o prumo dos valores aprendidos no passado. Junto com eles, outros tiveram de ser somados.

E então me ví com essa câmera meio que “herdada” da esposa e com uma vontade imensa de reaprender tudo. Nessa horas é claro que entra em cena o Digifórum.

Timidamente me ingressei após uns 3 meses pra tomar coragem. Depois disso acho que vivi o que todos como eu vivem ao entrar em um fórum desses… boa receptividade, dicas em geral, críticas ídem, aplausos, vaias e depois de um certo tempo, nos tornamos parte de uma família que tem seus dias bons e ruins.

Mas o que não posso reclamar é que tudo isso me trouxe o início de um aprendizado que para uma pessoa hiperativa, já dura bem mais do que eu,e todo mundo que me conhece, imaginava.

Em comemoração, deixo algumas fotos das quais me orgulho. Aquele tipo de foto que a gente olha e pensa…” caraca eu tava inspirado mesmo!! ”

Golzinho

Futebol

Paradinha

Mosca

Hoya

Still

Apple

Etnia

Claro que existem muitas outras fotos. Mas tentei fazer um resumo das que mais me emocionaram. Dentre essas, uma das quais eu mais me orgulho, não pela qualidade mas sim pela mensagem é essa última. ETNIA é o título dela… e acho que uma boa foto não precisa de muita explicação…

Agora calmamente vejo que meu aprendizado mal começou… tenho muito a aprender e pouco a ensinar mas do que estiver ao meu alcance eu não farei esforços pra repassar conhecimento.
Amo a fotografia… e se desse amor eu puder despertar outras paixões fotográficas, então ficarei mais feliz.

Anúncios

Ações

Information

11 responses

23 12 2008
tomjorge

Kid,

Além de uma pessoa muito legal, ótimo fotógrafo, você escreve muito bem!

Seu texto é envolvente… Que no próximo ano possamos fotografar bastante e trocar experiências!

Grande abraço!

23 12 2008
Bruna Prado

É sempre muito bom fazer esse “resgates”… tanto para que faz e no caso de ter publicado, para que lê.

Grande abraço,

Bruna.

12 01 2009
PAZIAM

gostaria de te convidar a conhecer minhas fotos e se gostar please me add no seu blog roll
http://www.paziam.wordpress.com

13 01 2009
Rostev

Cara, muito bacana esse saudosismo todo.
Eu também comecei a fotografar de forma séria (dentro dos moldes do que você citou no seu texto) quando comprei minha Sony H2.
Mas aqui até então câmera vem e câmera vai. Portanto a H2 já foi faz um tempo, mas sinto saudades da época dela…
Eu era mais ávido pela fotografia, buscando situações, aparatos e gambiarras (não tanto quanto você, mas eu me virava… eheheheh).

As fotos estão lindas e isso só prova que foto boa vem de qualquer câmera. É o olhar e a vontade do fotógrafo que fazem realmente a diferença. Até porque estou cansado de ver fotos muito ruins de gente usando até Canon 5D e Nikon D2. =)
Abração.

27 01 2009
Raphael Bonelli

Muito bacana… não só a saudade da antiga câmera, mas saudade de onde começamos, do início. O início é sempre uma experiência muito bacana. E acho que ninguém pode negar, somos loucos por nossas dSLR, mas as vezes dá uma saudade da praticidade destas superzooms. ^_^

Aliás… eu comecei com a H9. Ótima câmera também.
Me fez muito feliz ela!

9 02 2009
André Silvestre

Olá! Gostei muito do seu blog! Mais um blog que entra para os meus favoritos! Obrigado pelos comentários nas minhas fotos no Flickr!

23 03 2009
Luci

Olá, td bem?

Primeiramente adorei seu post! E em segundo suas fotos estão lindas! Parabéns!!!
Tb tenho uma DSC-H5, já consegui umas fotos bem bacanas mais tenho mto o q praticar.
Há um tempo atrás comecei a buscar algumas dicas para usar a cam melhor, mais, fiquei um pouco perdida…
Cheguei ao seu site buscando no Google, dicas para a DSC-H5.
Seu post me fez sentir vontade de aprender mais e tirar fotos tão bonitas qto as suas…

Minha pergunta é: Já que vc passou por essas faze, será que vc poderia me indicar alguns sites, q vc considerou bons, para que eu começar a aprender a utilizar o eqto de da melhor forma possível?

Agradeço antecipadamente pela atenção e pelo tempo dedicado a minha solicitação.
Obrigada e mais sucesso com suas fotos.
Luci.

9 04 2009
kidneri

Oi Luci!!!
Desculpa a demora em responder mas é por causa da correria no trabalho…
Olha eu indico o Digifórum como principal fonte de informação. Foi lá que comecei as minhas incursões com a H-5 da minha esposa e o pessoal é sempre muito prestativo.
Dá uma visitada lá, sobretudo na sala das H-series… tenho muitoas amigos queridos por lá.
Beijão e sucesso !!

29 04 2009
Felipe

Parabéns pelas EXCELENTÍSSIMAS fotos! Adorei de verdade. São muito bem feitas, com uma qualidade incrível. Já vou pegar dicas pra tirar foto do seu blog.

24 06 2009
Luci

Olá Kidneri, bom dia!

Obrigada pela dica.
Já visitei o Digifórum algumas vezes, realmente é um site mto bom, mas, achei um pouco difícil para iniciantes, mas, vou acessar novamente.

Desculpe por não agradecer antes, mas, só vi sua resposta hj ao acessar a página, pensei que sua resposta viria por e-mail. Enfim, obrigada novamente pela dica.

Abraço!
Luci.
PS: Favor desconsiderar os erros de português! 🙂

20 08 2009
Carolina

Kid! É uma pena não estar atualizando.
Adoro seu trabalho.
Um beijo, Caroldenada 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: