Testando um novo difusor

11 12 2008

Como alguns podem ter percebido , eu adoro ficar inventando umas traquitanas pra fotografar.
Meu último “brinquedinho” não tem nada de original e muito menos de inovador. Apenas eu tava querendo ver o que um difusor maior, estilo mini-softbox, poderia fazer nas minha fotos Macro.
Então aproveitei que a patroa tava vendo sua mini-série favorita e passei a mão numa cartolina branca, uma tesoura, fita durex e um saco plástico de supermercado e fui fazer meu difusor.

Olha que “lindão” ele ficou!!

Soft Box

Fiz alguns testes em casa e já me animei com a gambiarra. No dia seguinte fui a campo pra avaliar a qualidade da iluminação.
A princípio gostei mas de cara comecei a perceber que o tamanho dele dificultava a aproximação aos insetos. Ele esbarra em tudo que era galho antes que eu pudesse focar os bichinhos.
Cortei um pouco de cá e de lá e melhorou. No segundo dia, já mais familiarizado com o treco, consegui umas fotos mais legais.

O que percebi é que com essa luz mais difusa, os reflexos no corpo dos insetos ficavam bem mais bonitos mas em compensação, o contraste nas áreas de relevo perdia um pouco da sua definição pela falta de uma luz mais dura.
Agora vou tentar fazer uma modificação pra obter um “braço” de luz lateral, construindo uma adaptação pra levar a luz do flash pra uma segunda extensão ao lado da lente… veremos que “bicho” vai dar.

vou deixar aqui umas fotos que fiz com esse novo difusor que me agradaram muito pela iluminação e definição conseguidos.

Aranha

Abelha

Grilo

Cigarrinha

Nessa última tive de recorrer aos “milagres” do lightroom pra equilibrar as áreas de sombra e luz do inseto. Afinal um bichinho quase que totalmente preto, se misturava com a área de sombras e virava um borrão só!!

No próximo Post: Como é ganhar na Mega-Sena acumulada!!!
Ué galera, sonhar não custa nada!!!

Ações

Information

4 responses

23 12 2008
Bruna Prado

Que show!!! Estou montando um difusor a base de tecido branco, porém estou utilizando uma base desses que são vendidos por ai. Vamos ver no que vai dar… de qualquer forma muito legal seus resultados. Continue “inventivo”!

9 01 2009
Cris Martins

Caí aqui por acaso, mas estou adorando.
As fotos ficaram sensacionais, em especial a segunda. Está fantástica!
Parabéns pelas fotos (não apenas deste tópico, mas de todos) e pelo site.

Ganhou uma nova leitora. 🙂

Um abraço.

13 01 2009
Rostev

Grande Neri.
Sempre inventando boas maneiras de melhorar suas fotografias.
Ficaram espetaculares os resultados heim?
Um difusor com cara de softbox que prova nas imagens a sua eficiência.
Muito bom meu velho.

13 02 2009
Joel Junior

Rapaz, vindo de você só poderia dar certo. Me admira muito sua criatividade e ousadia. Os resultados estão ai, muito bons.
Grande abraço

Deixe um comentário

