“Hackeando” a Canon XTi

28 09 2009

Oi pessoas!!!
Desculpem pelo longo período sem atualizar meu Blog… momentos de guinada na vida me afastaram da fotografia e de colocar o papo em dia. Mas aos poucos vamos voltando.

Como eu sou um cara que não consegue resistir a um desafio de sempre dar um “Up” no equipamento sem gastar muito com isso, me ví tentado a experimentar uma atualização das mais doidas com a minha Canon XTi.
Meu amigo Diogo havia postado um artigo a respeito de uma cara que havia feito uma atualização para permitir que a XTi usasse uma série de novos valores de ISO tais como o 50,80,125,2000,2500,3200 etc…
Como se diz nos comerciais de produtos pra limpeza, ” Resolvi testar!!! ”

E não é que o bagulho funciona mesmo?
O “Milagre” na verdade é uma modificação que uma galera disponibiliza nesse fórum: http://chdk.setepontos.com/index.php/topic,3290.150.html

O que o programa faz na verdade é atualizar o firmware original da câmera de maneira que ele possa aceitar então um cartão CF formatado e com capacidade de Boot no qual é inserido então o programa que disponibilizará os novos recursos.
Não se trata de um programa oficial Canon. Dito isso, cabe alertar que a pessoa deve ter muita consciência de que caso algo dê errado na instalação da “bagaça”, a câmera poderá deixar de funcionar.
Eu que sou meio doido mesmo tentei e deu tudo certo!!! A vantagem é que se você coloca um cartão original, a câmera funciona como original… basta então colocar o cartão modificado e ela funciona com o módulo expandido. Estou preparando um Tutorial pra quem quiser se arriscar nessa aventura… tudo bem detalhado e bem ilustrado pra não ter problema.

A seguir eu deixo umas fotos pra que vocês confiram o funcionamento dela com o ISO elevado pra 2000, 2500 e 3200. Apesar de apresentarem bem mais ruído, basta usar um plugin como o Neat Image ou o Noise Ninja pra que a foto se torne bastante aceitável!

ISO 2000

ISO 2500

ISO 3200

ISO 3200

ISO 2500

ISO 3200

Pra dizer a verdade, o recurso até agora que eu achei mais legal foi a adição do modo de leitura de exposição “SPOT METERING”… show de bola!!! Tá bem mais fácil acertar a foto com ele.
Esse programa está constantemente sofrendo alterações com a correção de erros e inclusão de novos recursos. Tô aqui aflito esperando as novas atualizações!!!

Uma ótima semana a todos!

Ações

Information

2 responses

2 05 2010
ramarys correia

Olá meu querido! Tudo bom? olha eu fiz tudo que você ensina pra poder fazer com que a minha xti ficasse turbinada com 3200 de iso! e funcionou direitinho mano! gostaria de agradecer pro compartilhar essa pérola! se tiver mais coisas pra ensinar eu gostaria muito de saber! obrigado! se tiver msn também e puder me passar deixo aqui meu e-mail para podermos conversar! abraço!

23 04 2011
André Felipe

Poxa vida! Que fotos legais você conseguiu cara!!! Que lente você usou?
Poderia me ensinar também a fazer o processo? Eu nuca fiz nada disso de atualização em minha câmera.

Deixe um comentário

