Tutorial – Hackeando a XTi

30 09 2009

AVISO IMPORTANTE:
O TUTORIAL A SEGUIR UTILIZA PROCEDIMENTOS NÃO AUTORIZADOS PELO FABRICANTE E QUE PODEM DANIFICAR SEU EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO. CASO O FAÇA, QUE SEJA POR SUA CONTA E RISCO.

Como prometido, vamos então ao tutorial de como modificar a XTi, possibilitando o uso de ISO 3200, medição Spot Metering e 42 padrões de foco ,selecionáveis manualmente.
A primeira coisa que temos de ter à mão é um leitor de cartão e o próprio cartão Compact Flash.
Nesse exemplo eu utilizo um Kingston de 1GB mas podemos usar cartões de maior capacidade.

Antes de mais nada é necessário verificar se o Firmware da câmera está atualizado pra versão 1.1.1
Basta ir até o último menu pra verificar a versão. Caso seja uma versão anterior, é necessária a atualização antes de continuar com o upgrade.

A primeira coisa a fazer é pegar seu cartão CF, limpá-lo por completo (apagar diretórios, fotos e etc…) e copiar pra dentro dele o arquivo testfir.fir que você encontra nessa página http://chdk.setepontos.com/index.php/topic,1618.0.html

Utilize o leitor de cartão pra essa tarefa. O arquivo deve ser copiado pro diretório “raiz” do cartão.

Feito isso vem um segundo passo muito importante: tenha absoluta certeza de usar na sua câmera uma bateria carregada pois para a próxima etapa, caso a câmera desligue no meio do processo, você corre o risco de perder o sistema operacional da câmera!

A seguir, insira o cartão na câmera, vá até o último menu e deslize até a opção para atualizar o firmware.

Ao confirmar a atualização do Firmware, o LCD da câmera ficará preto. Não se preocupe, isso significa que o programa está sendo copiado.
Aguarde 20 segundos e desligue a câmera. Você notará que a câmera continuará com o LED verde ligado.

Então abra o compartimento da bateria e a retire para desligar a câmera.

Nesse momento a câmera já está com o firmware atualizado. Pra verificar se está tudo bem, basta recolocar a bateria e ligar a câmera. Se tudo estiver certo ela ligará normalmente e com as opções originais de fábrica.

Agora é hora de instalar no cartão, o programa modificado para usar as novas opções na câmera.
Para isso vá até o link http://chdk.wikia.com/wiki/Cardtricks e copie o programa Cardtricks Versão 1.44 para seu diretório de preferência no seu PC.
Insira no leitor de cartões o cartão que será modificado pra ser usado com o programa atualizado.
Clique então no programa Cardtricks v1.44.exe
Esse é o menu do programa:

Reparem que as opções “Auto” e “CF boot sector” estão ativadas. Faça o mesmo no seu menu.

Em seguida clique no símbolo do “cartãozinho” para selecionar o cartão no qual iremos trabalhar. Aparecerá esse menu:

Observação:No caso dos cartões abaixo de 4 GB, a formatação é a FAT 16. Nos cartões acima de 4GB ele é formatado em FAT 32.

Selecionado o cartão (no meu caso o diretório G:) estamos prontos para formatar antes de copiar o programa pra ele. Reparem que a opção “Format as FAT” ficou ativa.

Então agora é só clicar no botão de formatar.
Aparece então essa mensagem de alerta. Confirme a formatação.

Formatado o cartão, outra opção aparece em evidência. O botão “Make Bootable” fica ativo. Clicamos nele para transformar o cartão CF em um cartão que pode carregar um programa de BOOT.
Então depois disso o programa avisa a nova condição do cartão agora “bootável”.

Finalizada essa etapa é hora de baixar e copiar o programa de execução para dentro do nosso novo cartão de BOOT. Vá até a página http://code.google.com/p/400d/downloads/list e baixe a programa AUTOEXEC.BIN.20090913 para um diretório e sua preferência no seu PC.
Em seguida arraste ele pra dentro do seu cartão CF

Em seguida é hora de renomear o programa para AUTOEXEC.BIN


Então é hora de colocar o novo cartão na câmera pra ver se tudo funciona como planejado.
Se tudo estiver certo, logo ao inserir o cartão na câmera, os LEDS de inserção de cartão (vermelho) e o de impressão (azul) irão piscar alternadamente.

Esse é um indicativo que tudo deu certo!
Caso não tenha ocorrido isso, reveja os passos com cuidado. As principais causas de não dar certo são a etapa de formatação e a de cópia do programa executável.

Caso você tenha sido um feliz “Hacker” de câmera XTi, terá a sua disposição essas novas funções: ISO 3200 e diversos outros intermediários, 42 padrões de pontos de focos selecionáveis e Spot Metering.

Para acessar as funções extras, basta apertar sempre o botão de impressão de foto da câmera. Para o ISO extendido acima de 1600, selecione o ISO no menu normal e em seguida aperte o botão de impressão alternadamente para escolher os ISOS 2000 – 2500 – 3200

Para ISOS diferentes de 100, basta selecioná-lo no menu e posteriormente apertar o botão de impressão alternadamente. O mesmo se aplica para os outros valores do menu.

Para selecionar o Spot Metering é só ir no menu de modos de medição, selecionar o Evaluative Metering e em seguida apertar o botão de impressão. O símbolo mudará para o de Spot Metering.

Para selecionar os novos padrões de pontos de foco, clique duas vezes no botão “AF selector” e em seguida no botão de impressão.

Então você terá 42 combinações de pontos de foco a escolher.



Por enquanto é isso. Esse programa não é isento de falhas mas a atualização periódica dele tem como objetivo ir cercando esses Bugs. Três que aconteceram comigo foram o menu de pontos de foco não mudar em algumas das vezes, a câmera travar com a necessidade de tirar a bateria para que ela desligue e o Canon EOS Utility que não é compatível com essa modificação e deixa também a câmera travada até ser retirada a bateria.
No mais é isso, um abraço a todos!!

Anúncios

Ações

Information

4 responses

23 10 2009
mario

eu fiz o esquema e funciono mas ao passar as fotos pro pc a camera trava tem que tira a bateria pra pode voltar a responder.
se alguem souber de algo me avise
abraços

23 10 2009
kidneri

Oi Mario… nos meus testes a câmera só travou quando uso o EOS Utility mas se colocar o cartão em um leitor USB dá tudo certinho. Tô aguardando uma atualização pra ver se resolvem esse problema pois muitas pessoas estão reclamando da mesma coisa. Qualquer coisa, volte a usar um cartão normal que a câmera volta ao original, inclusive com o EOS Utility funcionando.

2 10 2010
Fabricio

Ae Kid, fiz a atualização e deu tudo certo. Não travou em nada por enquanto…

2 10 2010
kidneri

Olá Fabrício. Costuma travar quando se usa a câmera com o EOS Utility. Nesse caso só tirando a bateria pra destravar. Mas usando um cartão normal a câmera funciona normalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: