Tripezinho Hangloose

4 01 2010

Qual a relação de um simples Hangloose com a fotografia macro?

É que esse simples gesto pode muito bem servir como um tripé auxiliar para a Macrofotografia.
Como assim?
Vamos então ao exemplo.
Basta fazer esse gesto no sentido vertical e apoiar o dedo mindinho na superfície e a ponta da lente da câmera em cima do polegar.
Vejam como é:

O círculo amarelo indica o local da minha formiguinha fotografada. Com essa posição de Hangloose eu consigo mais estabilidade pra fotografar e facilita muito achar o foco!
Eis a foto obtida:

Outras técnicas que eu uso também pra fotografar inclui por exemplo segurar o galho da planta para minimizar o efeito do vento. Claro que deve ser feito com muita calma pra não espantar o bichinho.

Mais uma vez o círculo demonstra o local do modelo fotografado.

Outro exemplo do uso de apoio na mão para estabilizar a foto e facilitar o foco. Nesse exemplo a mão fica bem próxima ao tronco da árvore e eu apoio a lente sobre o indicador para conseguir melhor desempenho.

A foto obtida:

Nesse outro exemplo eu uso novamente a técnica de segurar o local, nesse caso a própria folha, para minimizar o efeito do vento e facilitar também o foco sobre o tema!

A foto mostra o resultado da técnica:

No mais, a técnica que eu sempre uso é a de fotografar com a posição mais estável possível. Para isso sempre mantenho os braços o mais próximo possível ao corpo e seguro a respiração durante a foto (técnica da apnéia) pois o simples movimento do tórax durante a foto pode complicar muito a estabilidade.

O importante é sempre utilizar o que estiver disponível para melhorar a estabilidade. Nesse exemplo eu uso o apoio do cotovelo sobre a perna para conseguir isso.

Outro exemplo de apoio da mão:

É isso então galera… espero ter colaborado um pouco mais com essas informações.
Como sempre, fotografia Macro envolve muita improvisação também e por isso quis mostrar alguns desses exemplos.
Essa coisa estranha pregada na minha câmera é o meu difusor que eu fiz com espuma EVA e que eu utilizava junto com o meu flash Sigma. Mas o danado estragou então eu readaptei ele pra usar com o flash Popup da minha XTi.
Agradeço a ajuda do meu filhotão Enzo que fez as fotos desse Making of

Feliz 2010 galera!!!

Anúncios

Ações

Information

4 responses

18 01 2010
Christiano Parra

Mestre!

6 03 2010
Jorge Tadeu Cavalcanti

Brother,vc é muito bom quero começar a fazer macros,comprei duas lentes Minolta 50mm uma para ser usada na minha Alfa 200 que é AF e a outra para ser invertida é uma Rikkor MD as duas tem
abertura maxima f1.7 sendo a Md manual……..blz
As lentes serão eficientes para fazer Macro?
Depoisqueria uns toques de iluminação…blz
Um abraço,bom final de semana
Fique com Deus
TADEU

24 03 2010
Pazetto

Fantástico. Esse tipo de informação na rede é o que gosto de encontrar tomando um café … é lazer puro. Está de parabens pela criatividade e por mostrar alternativas muito boas aos equipamentos macro profissionais. Um abraço

10 05 2010
zaqueu de Araújo Rodrigues

Boa noite.
Vi seu trabalho e fiquei de BOCA ABERTA não só pelas lindas fotos+também pela sua dedicação você é daqueles brasileiros que nunca desiste dos sonhos,Cara muito criativo e que Deus sempre venha colocar no seus caminhos ou melhor nas suas fotos algo que só podemos ver atravez das lentes da sua câmera com mínimo de detalhes, Quando pessoas como você tem dedicação e inteligência para criar e inovar o mundo vai ser sempre melhor.Abraços de um grande admirador,Zaqueu Araújo.
Obs: tenho algumas fotos no orkut por favor de uma olhada.Logo quero fazer peguntas sobre fotografia macro.Até breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: