Macro sem “Rebolation”

28 02 2010

O Post de hoje é algo que já abordei aqui nas primeiras páginas mas resolvi revisitar essa técnica, simplificando bastante os passos e ainda assim mantendo o objetivo principal: conseguir fazer macrofotografia com muito pouco.
Minha amiga Olga me perguntou o que ela poderia fazer com a lente do kit (Canon 18-55mm) então peguei a minha e fiz esse pequeno tutorial.
Poderia até sugerir como primeira tentativa, experimentar o uso de lentes Close-up baratinhas disponíveis no mercado, mas já que é pra investir minimamente em algo, prefiro testar nossa primeira Macro usando um anel inversor de 58mm. Assim evitaremos os problemas de qualidade de filtros Close-Up que costumam produzir uma boa quantidade de aberração cromática.

Eis o que usaremos: Lente 18-55mm e anel inversor padrão Canon de 58mm

Mas porque essa medida 58mm? É a medida do filtro que a 18-55mm usa.
Basicamente o anel inversor é enroscado na parte frontal da lente como se fosse um filtro.
Fica assim a montagem com a lente:

Então colocamos o conjunto na câmera mas com a traseira da lente virada para frente. Fica assim a bagaça!!

Agora é o momento para algun pequenos ajustes. Primeiro vamos certificar que a posição do Zoom da lente esteja nessa faixa aproximada entre as medidas de 55mm e 35mm.

Em seguida colocamos a lente na posição de “Manual” apenas para liberar a lente para outro ajuste.

Reparem que existe um espaço entre a lente e a câmera, provocado pela extensão do anel de foco da lente. Ajuste de maneira que o espaço fique o mais estreito possível. Isso é para que não tenhamos um aumento exagerado na macro, o que causaria uma profundidade de campo mais curta do que já é , dificultando obter uma foto que preste.


Agora voltamos a trava de foco para a posição de “Automático” para evitar que ela fique sambando enquanto fotografamos.

Depois de tudo ajustado a lente fica com os mostradores de medida virados pra parte de baixo, mas de agora pra frente não temos mais de mexer em nada na lente.

A seguir vá ao menu de compensação do Flash e certifique que ele esteja marcando “ZERO”. Não queremos que ele fique nem muito forte e nem muito fraco. Servirá como uma luz de preenchimento apenas.

Fiz esses testes para garantir que o único passo a seguir é sair fotografando. Nada de difusores nem demais traquitanas. Esse anel inversor pode ser encontrado em vários sites e o único senão é ficar atento ao número da medida do filtro para que ele se encaixe na lente a ser usada.
Com essa configuração podemos obter fotos semelhantes a essas a seguir. O DOF fica muito curto e para lidar com essa particularidade, basta fotografarmos tudo paralelamente ao sensor da câmera. Se for fotografar uma mosca por exemplo, pegue-a de lado para que toda a lateral dela, dos olhos até o final das asas estejam em foco. Mas para uma aranha por exemplo é legal pegá-la de frente e assim teremos todos os olhos dela no foco. Não podemos esquecer de levantar o flash da câmera. Essas fotos estão postadas como saíram da XTi.




Podemos depois dar um “tapa” nas fotos, ajustando enquadramento, contraste e etc…
Uma vez que não teremos foco automático por falta da comunicação eletrônica da lente com a câmera, é necessário que o foco seja feito levando-se a câmera em direção do tema e observando no visor até que a imagem fique bem focada. Use pontos referênciais como o brilho nos olhos ou mesmo as texturas na superfície para acertar o foco. Na edição das fotos eu costumo usar o pacote Lightroom + Photoshop.




Nas fotos usei na sua maioria ISO 100, velocidade 1/200 e Flash. Caso a foto esteja saindo muito escura, basta aumentar o ISO ou mesmo aumentar a intensidade do flash. Espero que esse Tutorial ajude a amiga Olga e todos que queiram experimentar uma primeira tentativa de Macro sem a aquisição de muita coisa.

Anúncios

Ações

Information

18 responses

28 02 2010
olga

Ai amigo, ao mesmo tempo em que você me deixou feliz e emocionada, fiquei meio sem graça! Não queria passar uma imagem de “toupeira” 😀
Essa é a era das câmeras digitais e a facilidade de aquisição de equipamento, do sofisticado ao simplezinho, fez com que um monte de gente de repente virasse “fotógrafo”! Acontece que alguns – como eu – se apaixonam de verdade e querem evoluir. Maasss… nada, nada sabem! Então, o que se vê na internet são termos complicados e as explicações têm de ser como uma cartilha de pré-primário. Sério!
Bem, após a longa introdução, resta-me dizer o principal :
Li todo o tutorial, esse foi feito para iniciantes, literalmente!
Perfeito! Só não o a apliquei ainda por me faltar o anel inversor (e já estou tomando providências)
Muito, muito obrigada por essa presteza e generosidade!
É fera na fotografia e um homem refinado, ainda por cima!
Quando sobrar um tempinho, dá uma espiada no meu blog só para fotografia, acho que vai gostar.
😀
Grande abraço

3 03 2010
olga

A saga da Lente Invertida – capítulo II
Kidneri, cá estou eu novamente… desta vez frustração dupla!
Motivos: pedi 2 anéis inversores, um para minha Canon e outro para a Nikon de meu filho – porque que ele leu seu tutorial e ficou aguado pra fazer o mesmo!
Os anéis chegaram hoje, fomos correndo ao pote, mas.
Veja o que se deu: o da Canon foi mandado errado (55mm)!
O da Nikon deu certo e não deu certo, vem um aviso: “objetiva não fixada”.
Ambos ficamos muito desapontados…
Este recado é metade um desabafo. Por mim, que deu errado na remessa, já solicitei a troca. E fico mais um tempo amargando a espera.
Quanto ao caso da Nikon pode ser que você nos dê uma luz! Será?
Tomara!
Abraços da amiga

5 05 2011
Maykel

Olá Olga! Provavelmente a esta altura você já descobriu, mas vou deixar a dica para quem, assim como eu, está procurando ajuda para utilizar os TEs. O motivo eu realmente não sei, mas para que a mensagem “Objetiva não fixada” parece de aparecer e você possa utilizar o tubo, basta colocar a máquina no modo manual.

No meu caso, funciona, só que a imagem na hora de fotografar fica muito escura, dae tenho que “ir pro rumo” e bater algumas fotos até encontrar o enquadramento que eu queria.

Kidnei, muito obrigado pelas dicas! Um abraço!

5 03 2010
Marco Rodrigues

Parabéns!!!
Post muito simples, de fácil entendimento e muito objetivo.
Abraços.

22 03 2010
Ronaldo

Boa tarde amigo, ví esse post sobre macro e gostaria de saber se você sabe onde, ou quem, encontro esse anel inversor para vender aqui no RJ ou mesmo se consigo aproveitar uma lente Sigma 70-210mm com encaixe baioneta, usada em uma Zenit DF 300, na Rebel XTi. Sabe se consigo um anel adaptador prá ela no mercado?

Obrigado e parabéns pelo post, vou tentar fazer o mesmo com a minha XTi.

23 03 2010
kidneri

Boa tarde Ronaldo… desculpa a demora para responder mas é que a semana começou nervosa!
Um site que eu recomendo é o http://www.macrofotografia.com.br ,lá existe um adaptador no padrão baioneta mas você teria de mandar um e-mail para eles confirmando a utilização correta. Outro site que tem uma dezena de adaptadores é o http://www.gadgetinfinity.com. Adaptando essa sua Sigma, o resto é o resto… com certeza dá pra brincar com ela numa boa. Seja invertendo uma 50mm na frente ou mesmo colocando um tubo extensor manual…

24 03 2010
Ronaldo

Boa tarde Kidneri. Obrigado pela resposta! Vou dar uma olhada nos sites que você me passou e ver se acho algum adaptador, pois acho o maior pecado desperdiçar essa sigma, que acho uma boa lente, quando posso usá-la na XTi compando o adaptador.
Se eu conseguir aviso a vocês.
Grande abraço
Ronaldo

29 04 2010
Luiz Daniel

Obrigado por compartilhar a tecnica, fiz algumas tentativas aqui, se quiser dar uma olhada acesse: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=43184.msg404408#msg404408

Abraço

1 07 2010
Abelardo (Aba)

Kidneri, parabens pela criatividade e ainda dividir com o pessoal, e as fotos estão excelentes, e boa sorte na recuperação.

20 02 2012
Marcos André C. Almeida

Gostei do seu tutorial, porém, não gostei do português escrito.

15 03 2012
Larissa

Tenho uma Nikon D3000 e do nada apareceu a mensagem “objetiva não fixada” e eu já fiz de tudo e não sme, e não consigo mais tirar fotos, o que eu faço?

15 03 2012
Larissa

Preciso urgente de ajuda /\ 😦

23 09 2012
Anderson Amorim

Muito bem explicado e com custo quase zero. Legal essa bagaça.

9 01 2013
Markoh

Puxa.. muito obrigada mesmo… finalmente poderei fazer macros com mais precisão… atualmente tô apanhando q só…

9 01 2013
Markoh

Tenho uma 28/300 usada que diz ser macro, mas ainda n consegui faer nenhuma macro com ela.

Eu posso fazer uso dese anel inversor com 1 lente fixa 105mm macro da canon?!?! funciona?

2 02 2013
kidneri

Se quiser testar invertida voce poderá fazer o seguinte: Coloque o zoom na posição de 50mm, desencaixe ela da câmera e posicione invertida segurando firme com a mão em frente a câmera e olhando pelo visor aproxime ela lentamente de algum objeto até ver se consegue foco. É normal que isso só aconteça bem perto do objeto. Se isso der certo a lente é uma candidata a ser usada invertida. Com a lente invertida os valores ideais de zoom são invertidos também. São maiores de 50mm pra baixo.

9 01 2013
Markoh

Vc conhece esse produto aqui? o vendedor informou q como minha lente é tele fixa (105mm 2.8) e não tele com zoom, o produto q ele vende n é compatível….mas como assim?!?! n entendi…. n conpreendi.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456913829-super-lente-macro-extreme-close-up-20-ampliaco-extrema-_JM

2 02 2013
kidneri

O que acontece geralmente com as teles FIXAS é que ao colocarmos uma lente para aumento, o grau de ampliação não pode ser alterado e o foco as vezes, dependendo dessa combinação, pode não acontecer. Eu tenho uma fixa 150mm que aceita a minha lente adaptada mas fica focando beeeem perto do tema e com uma ampliação que eu não tenho como controlar. Ela amplia na tela a cabeça de uma pilha por exemplo mas se eu precisar fotografar uma moeda de 1 real por exemplo, ela só enquadra em close no rosto da efígie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: