Aprontando de novo… outra macroparafernália

22 04 2010

Não me xinguem, não ofendam mamãe e não protestem!
O que posso fazer se a cada coisinha que compro eu resolvo experimentar se funciona pra macrofotografia.
Minha última aquisição foi um kit de tubo extensor desses baratinhos comprados em Hong Kong.
A parte boa é que chegou e a parte nem tão legal é que demorou 30 dias pra chegar!! Deve ter vindo no lombo de jegue… só pode.
Meu avô me ensinou certa vez que a gente tem de ter critério quando pensar em jogar algo fora pois no futuro podemos precisar de algo. Acabei me tornando um cara que guarda um montão de tranqueiras na minha caixa de ferramentas.
E não é que acabou me servindo pra alguma coisa? No meio das minhas tralhas tinha um velho tubo extensor do tempo do onça. Junto com meu kit de tubos eu resolvi ver no que dava.
Graças ao meu grande número de anéis step-up, inversores, step-dowm e outros que nem sei mais pra que servem, eu pude conectar minha XTi ao Kit de tubo e esse com outro tubo extensor velho e no final da montagem coloquei a minha Super Takumar 55mm invertida com um difusor de EVA mais compacto pra usar com o Flash Popup da câmera.

Eis a bagaça…

Mas alguém poderia perguntar: “mas eu não tenho esse tubo extensor velho, e aí?”
Nesse caso é só usar um segundo kit de tubo ou parte de um pra atingir a mesma configuração.
O que achei interessante nessa montagem é que o custo (fora a câmera) é talvez o mais baixo e acessível que já fiz. Um kit de tubo é vendido no dealextreme a partir de 9 dólares e no gadgetinfinity está a 14 doletas. O acabamento não é lá dos melhores mas dá pro gasto.
Tendo uma lente 50mm ou similar com ajuste manual, basta conectar toda a tralha e pronto. No meu caso eu só inverti a 55mm na frente pra poder fixar o difusor na bundinha dela. Na posição normal de encaixe a ampliação ficou a mesma coisa e só dificultava fixar meu difusor.

Mas no resto, é tudo mamão com açucar?
Sou obrigado a dizer: MARRUMENOS…
Como a gente tem obrigação de fechar a lente pra conseguir profundidade de campo, acaba acontecendo o seguinte… ao olhar pelo visor da câmera a imagem é muuuuuiiitoooo escura mas em fotos ao ar livre ou com uma luz de apoio próxima, aí a coisa melhora.
E nesse momento alguém perguntaria: “Compensa ao menos a tentativa?”… e eu respondo: “Olhem as fotos de teste e me digam…”

Cabe ressaltar que a Takumar é uma lente muito nítida e por isso o resultado é muito legal e ainda tem o fato de eu estar usando o flash da própria câmera, por ainda não ter dimdim pra comprar um substituto pro meu Sigma que pifou.
Para próximos e mais representativos testes eu terei de fotografar a bicharada e ver como se comporta esse Setup, afinal de contas, chaves e outros objetos costumam ser muito comportados e não se assustam com o flash.
Nas fotos que fiz consegui usar desde o ISO 100 até ISO 800 dependendo do objeto. Com mais tempo postarei uma série de testes com todas as configurações que futriquei até aqui.
Abraço pra galera que me atura!!

Ações

Information

4 responses

12 07 2010
zaqueu de Araújo Rodrigues

Caro amigo parabéns pelo belo trabalho de fotografia macro que vem fazendo.O meu contato é para pedir infomações onde encontra esses seus adptadores para vender que você usa em sua câmara.Já possuo um canon isto torna fácil pois a sua também é.Grande abraço e continue nos proporcionando muito beleza com sua visão impar.

12 07 2010
kidneri

Olá Zaqueu, obrigado pela força. As lojas em que costumo fazer compras na Internet são: http://www.macrofotografia.com.br/ http://www.diafilme.com.br/ http://www.gadgetinfinity.com/ http://www.consigo.com.br/ e as vezes acho alguma coisa também no Mercado livre. Um abraço!

6 12 2010
Max Guedes

Amigo, descobri ontem por acaso a técnica de macrofotografia com lente invertida. Por mero acaso também tenho uma XTi só que com a lente básica do Kit.

Fiz uns testes ontem “na mão” e já fiquei impressionado com o resultado. Corri pra web pesquisar sobre o assunto e me deparei com seu blog. Um verdadeiro achado. Vou sugar cada bit dessa enciclopedia.

Parabéns pelo trabalho. Você já tá na galeria dos meus mestres da fotografia..rsrs

6 12 2010
kidneri

Grande Max… seja bem vindo a esse viciante mundo da Macrofotografia!!

Deixe um comentário

