Macro com as Takumar 55mm e 28mm

21 05 2010

Olá meu povo!! Olha eu voltando a postar aos poucos. E dessa vez é pra falar sobre uma configuração Macro com lentes manuais da Takumar, uma 55mm 1.8 e uma grande angular 28mm 3.5. Eis aí as fofuchas.

Essa configuração conta com o uso de um tubo extensor. Com isso conseguimos uma ampliação ainda maior do que simplesmente invertendo a própria lente.
O tubo que eu uso é um modelo dos mais baratinhos que podemos encontrar pois não tem contatos eletrônicos.

Ele é composto de um adaptador que vai na câmera, três anéis de medidas do menor para a maior largura e um anel de conexão para a lente que fecha o conjunto.

Dos testes que fiz, o que mais deu certo foi usar apenas o anel de medida intermediária, o número 2.

O esquema de montagem do conjunto fica então da seguinte maneira: A XTi + conjunto de tubo extensor apenas com o anel 2 + Anel de Ampliação 52mm-58mm + Anel de Ampliação 49mm-52mm + lente Takumar 55mm invertida + Adaptador M-42

O uso desses anéis de ampliação é só porque eu tenho de conectar uma boca de medida de 58mm que é a medida do Tubo extensor em uma de medida de 49mm que é a da lente Takumar. O adaptador M-42 vai no final da montagem exatamente para pressionar o pino que permite o fechamento do diafragma da lente.
Aqui o conjunto montado:

Essa montagem é a mesma para as duas lentes. Ambas tem a mesma medida de 49mm então é só tirar uma e colocar a outra para usar outra configuração. Eu aproveito também o adaptador M-42 pra servir de encaixe ao meu difusor.

Feito isso é só comparar as ampliações. Como modelo peguei uma moeda de 25 centavos. Na primeira montagem eu uso a lente 55mm. Ela colocada normalmente na câmera tem essa característica de enquadramento:

E aqui o resultado dela colocada invertida com o tubo extensor. A abertura está fechada em f16:

Nesse outro exemplo eu uso a Takumar 28mm 3.5. Vale a pena lembrar que ao invertermos uma lente, as medidas grande angular são as que mais promovem ampliação.
Aqui a lente colocada normalmente na câmera:

E aqui a ampliação maior obtida com a 28mm. Novamente com a abertura em f16:

Legal né? Ou seja, temos dessa maneira duas configurações que cobrem boa parte das necessidades de uma boa ampliação em macrofotografia. Algum senão sempre existe e o principal é que como estamos lidando com lentes manuais, ao fecharmos a abertura para aumentar a profundidade de campo, acabamos por ter no visor uma imagem muito escura e consequentemente uma dificuldade maior em se perceber o foco exato. É preferível portanto fotografar em ambientes bem iluminados para minimizar o problema.
Outro detalhe é que a distância até o tema a ser fotografado é sempre curta, cerca de uns 10 cm ou menos. O uso de um difusor e de flash também é importante pois a proximidade projeta sombra.

Um detalhe importante é que essas lentes são muito mais baratas do que qualquer uma específica para Macro e mesmo com todo o restante de tubos e anéis, a soma é apenas uma fração do custo de uma lente Macro.
E onde achar essas lentes? Bem, eu mesmo não faço a menor idéia e nem preciso pois pra isso conto com a ajuda do meu amigo André Matos. Ele é quem acha essas belezinhas pra mim e sempre as recebo em impecável condição. São revisadas e sempre em excelente estado e para quem se interessar deixo aqui o link no qual ele disponibiliza Kits e lentes para Macro. Anotem aí http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=69759
Ele está organizando melhor novos endereços para contato e depois coloco aqui no meu Blog pra quem se interessar.

Anúncios

Ações

Information

7 responses

21 05 2010
Luiz Daniel

Por enquanto es estou usando somente a lente do kit invertida com ajuda de um anel inversor, mas no futuro eu quero montar um esquema como esse seu.

Em comparação com a lente do kit invertida, essa configuração melhora bem o DOF ?

T+

23 05 2010
pedro

Kidneri, que bom que esta melhorando! Show de bola.

Pode me responder uma coisa? Como funciona essa Super Takumar 28mm? O controle de abertura dela é manual (feito pelo corpo da lente)?

23 05 2010
kidneri

Pedro, é isso mesmo. Ela é toda manual com o controle de abertura no corpo da lente que abre 3.5 e fecha até 16. O foco é também controlado no corpo da lente. A lente é toda de metal.

21 06 2010
Malino

Olá grande Kidneri, que legal esse seu post. Estava esses dias buscando informações sobre essas lentes M42. Tenho aqui uma Nikkor 60mm 2.8 macro, que tem boa qualidade, porém a distância do assunto não é muito confortável. Tenho também um tubo de extensão igual a esse seu. Andei testando o TE tanto na 50mm 1.8D quanto na 60mm. Notei, assim como você, que não fazia tanta diferença em usar o kit do TE todo ou só uma parte, no caso o anel #2.

Postei no flickr um teste comparativo que fiz da lente macro apenas e usada junto com o TE…

Andei procurando uma M42 macro de pelo menos 100mm para poder ter mais que 1:1 com TE, mas não achei. Será que existe? Legal de usar TE com lente de distância focal menor é que nelas, o TE dá ampliação maior…O TE com a macro dá 2:1 de ampliação. Se fosse uma lente 105mm, daria 1,5:1 apenas. Deve ser o mesmo fator que explica a maior ampliação que vc consegue qdo inverte a 28mm… Aliás, tive uma 28mm 2.8 nikkor e já vendi e nunca me lembrei de invertê-la e fazer uns testes kkk

Abração.

7 07 2010
André Silvestre

Olá Kid!Eu gostaria de tirar algumas dúvidas e não tenho a quem mais perguntar:

Com a lente invertida e tubo extensor, ou só a lente invertida é possivel fazer fotos “normais” sem ser macro?

Outra duvida é a seguinte:
Comprei uma Nikon D5000 e estou aguardando chegar. Ela vem com uma lente 18-55mm AF(auto-foco). Será que usando um tubo extensor, eu conseguirei mudar o foco manualmente?

Muito obrigado!!!!

7 07 2010
kidneri

Respondi no seu e-mail André… abraço!

26 05 2011
Douglas

amigo,

pode me ajudar a encontrar uma lente 28mm, estou procurando faz um bom tempo está difícil!
douglasfernandes1@hotmail.com
se puder me dar alguma dica por favor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: