Inventando de novo – Macro com a ZS3

24 06 2010

Quem já me conhece sabe que eu sou uma cara encardido… quando encafifo com alguma coisa vou até as últimas consequências pra achar soluções pros meus dilemas.
Depois de quebrar a cabeça eu achei uma maneira bem legal de fazer Macro com a Lumix ZS3 da minha amada.

O maior problema em fazer alguma adaptação é que a ZS3 não tem um portafiltro como na H-5 por exemplo. Por isso mesmo fica complicado fixar alguma lente ou filtro em frente da lente da ZS3. Mas depois de observar melhor, ví que poderia fazer algo que envolvesse a base da lente que tem uma espessura razoável e é fixa no corpo da câmera. Só não poderia ser nada que arranhasse o metal polido na hora de colocar nessa base.
Então recorri ao meu velho pedaço de espuma EVA preta e de alguns “trecos” que sempre junto pras horas de invenção: uma lente antiga que desmontei pra retirada do elemento frontal, um elemento de tubo extensor antigo, um anel de adaptação velho e as espumas.

Da lente 50mm antiga eu retirei o elemento optico frontal que servirá como lente de aumento pra fotografar Macro.

O que imaginei fazer foi cortar um anel em EVA bem justo na medida certinha do diâmetro do anel da base da lente. Dentro dele eu encaixei o tubo extensor e fixei de maneira que mesmo com o zoom da câmera totalmente puxado, a lente não ultrapassaria o comprimento total do tubo evitando assim que a lente batesse em alguma coisa. O elemento retirado da 50mm eu fixei e centralizei dentro do anel que fica enroscado na ponta do tubo extensor.


Depois de tudo encaixado e fixado ficou assim o meu adaptador Macro. A espuma que vai na base é a que vai envolver a base da lente e por ser macia não vai arranhar o metal polido da câmera.

Depois disso é só encaixar na ZS3. Fica uma coisa meio “linda” demais mas pra mim o importante é ver se funciona.


Ao ligar a câmera a imagem no LCD mostrará algo parecido com isso…

É necessário puxar o zoom da lente para não emoldurar a própria traquitana na foto. Com 4X mais ou menos a moldura desaparece…

Puxando pro máximo de 12X a ampliação é mais expressiva…

O próximo passo é fazer um difusor pois como o flash fica no corpo da câmera e bem do lado da lente, sempre que ele é usado a sombra projetada fica sobre o tema fotografado. Depois de matutar tive a idéia de usar um copo descartável cortado pra servir de difusor.


Depois de fixado com fita isolante recoloquei a “coisa” na câmera e fui testar pra ver se funciona.


Aqui tá o exemplo de uma foto sem e com o difusor.


Mas não é que funciona? Até fiz alguns testes pra ver o desempenho da “coisa” e fiquei muito satisfeito com o resultado.

Ações

Information

9 responses

25 06 2010
Luiz Daniel

Parabens Kid, por mais uma adaptação!

Depois da uma olhada nesse video de uma adaptação para macro para quem tem coragem e uma 18-55mm sobrando: http://www.youtube.com/watch?v=KW0cFk9d-P0&feature=player_embedded

Abraço

27 06 2010
André Silvestre

Legal Kid!

Dica pra você que gosta de macro: Vi este video e logo lembrei de você: http://vimeo.com/12849638

24 10 2010
Julio

Boa noite amigo. Adquiri recentemente uma GE X5, na verdade fui cobaia da GE e não me arrependo, com um pouco de dedicação consegui ótimos resultados por um preço baixíssimo. Bom, foi minha primeira camera e antes de pensar em comprar outra, quero explorar ao máximo os recursos. Sinto necessidade de um tubo extensor para o uso de filtros e talvez lentes (o lente dela é fixa e não possui nem rosca para adaptação de acessorios). Acontece q não há nada especifico no mercado e não manjo nada para fazer adaptações ou encontrar algo que sirva. Enfim, gostaria de pedir um pouco do seu tempo para me indicar algum tubo. O canhão da camera em zoom optico avança mais de 6cm para fora da base, tb não sei se isso é um problema. Pesquisei bastante e pedi muita ajuda mas até agora NADA. Aguardo alguma informação. Desde já obrigado.

25 10 2010
kidneri

Olá Julio…Mandei e-mail !!

6 01 2011
MARILIA MOREIRA

Qria muito que vc respondesse a pergunta do Julio para mim… tenho muitas dúvidas sobre esta câmera, e não consigo resposta, somente criticas.. Obrigada

6 01 2011
Fernando

Olá Kidneri,
Estou querendo a mesma coisa que no amigo Júlio!!
Tenho um GE X5
Se vocÊ poder mandar um email com o procedimento fico grato!!

10 07 2011
Hery Santiago

Olá Kidneri como todos aee estou querendo a mesma coisa q o júlio
tambem tenho um GE x5 e se vc sabe de alguma coiza mande uma email tambem desde jah agradeço

25 08 2011
Kananda

Como todos esses ai de cima, também tenho uma Ge x5, se você sabe de algum adaptador, gostaria que mandasse um email também para mim, andei pesquisando muito e não encontrei nenhuma resposta. Obrigada !

26 08 2011
kidneri

Oi Kananda. Realmente não encontrei nada muito concreto para se adaptar lente na Ge X5. Desculpa não poder ajudar muito com esse modelo de câmera. Abraço!

Deixe um comentário

