Macro Setup com a Takumar 28mm

11 07 2010

A partir de hoje vou postar as diversas configurações para Macro que eu possuo. Na primeira delas eu mostro o que é necessário para se fazer uma Macro de ótima ampliação usando a Super Takumar 28mm f3.5 invertida na XTi.
Estes são os ítens necessários:

Coloco então o anel inversor 58mm na XTi, depois uso dois anéis adaptadores para encaixar a lente de medida 49mm no anel inversor que tem medida 58mm. Enrosco a lente virada de frente pra câmera e no fundo dela encaixo o adaptador M-42 para poder pressionar o pino que libera o anel de fechamento manual de exposição da lente.

No detalhe é possível ver as medidas dos anéis adaptadores. São dois anéis Step-Up, o primeiro de 49mm-52mm e o segundo de 52mm-58mm.

Por fim encaixo o meu difusor caseiro ao redor do adaptador M-42. Ele ajuda a distribuir a luz sobre o tema evitando que o flash provoque sombra na foto.

A ampliação conseguida com essa configuração nos permite fotografar os bichinhos em detalhes. Essa é uma trena em centímetros mostrando a proporção de ampliação.

A aproximação para obter o foco, nos obriga a ficar muito próximos ao tema a ser fotografado. Isso significa que para conseguir fotografar os insetos, temos de fazer a aproximação com muito cuidado pra não espantar os bichinhos. Reparem na distância que fiquei da trena para conseguir focá-la.

E aqui algumas fotos obtidas com essa configuração. Clique na foto para vê-la ampliada.

Não se pode esquecer de fechar a lente em f16 que é sua mínima abertura com o intuito de aumentar a profundidade de campo que nessa ampliação é muito curta. O flash deve ser ajustado pra potência máxima e é comum que o ISO esteja sempre entre 400 e 800, dependerá da eficiência do flash e do difusor utilizados.

Ações

Information

11 responses

12 07 2010
Luiz Daniel

Mais uma vez parabens pelo post.

Gostaria de sugerir que vc, se possivel, escrevesse um post sobre como vc confirma o foco (aposto que tem algum segredo) principalmente com abertura f/16. Aqui quando eu coloco essa abertura na 18-55 invertida eu nao enxergo nada.

Abraço

13 07 2010
André Silvestre

Ocorreu o mesmo comigo ao tentar com a 18-55. Mas acho que se deve ao fato de eu ainda ser neófito no mundo das DSLR!

20 09 2010
rodrigo verlaine

duvida quanto ao flash que vem na canon 7d é possivel ele ficar aceso direto? ou vc utiliza o flash só quando bate a foto? esse difusor é com papel vegetal?

20 09 2010
kidneri

Olá Rodrigo. O flash é disparado somente na hora da foto mesmo. Com lentes automáticas a visualização não oferece problema algum uma vez que a lente só fecha o diafragma no exato momento da foto mas com lentes manuais a tarefa é mais chata pois ao fecharmos a abertura da lente para obter maior profundidade de campo, a imagem escurece também no visor. Quanto ao difusor você pode usar papel vegetal, papel manteiga, saco plástico de supermercado ou qualquer material translúcido sem cor.

17 10 2010
rodrigo

esse material do difusor é o que?

17 10 2010
kidneri

Esse material é um saco de plástico de supermercado recortado e colado com Super Bonder !

17 10 2010
rodrigo

ok e o material preto é uma espuma?

17 10 2010
kidneri

Isso mesmo… espuma EVA preta.

29 11 2010
Gilberto Florentino da Costa

Na minha ignorância fotográfica, embora profundo admirador de fotos, sempre pensei que estas imagens macro fossem alcançadas com teles e super teles, por esta razão, como profundo desconhecedor do assunto comprei uma canon x1 IS com o zoom de 20x pensando em fotografar passaros e insetos na mina chacara e vi como sofre o anafabeto. Passei a fossar net mas sem conseguir descobrir com se faz. Só após ler um portfólio do leitor na revista Digital Photographer acheio seu site. Parabens pela bela lição e por me tirar a ignorância total.
Uma pergunta. Pra macro de incetos eu vi que ha dificuldades, principalmente no foco. E para fotografar passaros e insetos que voam como fazer se o foco tem que ser quase beijando o objeto a ser fotografado?

2 12 2010
kidneri

Gilberto…respondi no seu e-mail. Rodrigo, enviei de novo e-mail pra sua conta do Yahoo.

10 03 2011
eugenio

Olá amigo, comprei uma super takumar 55mm 1.8, e tenho uam xti igual a sua, ai lhe pergunto, o que me falta para brincar um pouco com macros, e onde eu consigo esses adaptadores , Muito Obrigado e parabéns , excelentes fotos.

Deixe um comentário

