Macro Setup com a Takumar 150mm f3.5

17 07 2010

Oi pessoas. Continuando com meus posts de macro hoje é a vez de mostrar como pode ser feita uma configuração macro usando a Super Takumar 150mm e uma lente close-up.
Eis aqui o que usei pra essa montagem: minha velha e sempre presente XTi, o adaptador M-42, a Takumar 150mm, a lente close-up e meu difusor caseiro.

No caso da lente Close-up ela é na verdade parte de uma velha objetiva 300mm que estava desmontada e que um amigo cinegrafista me deu. Eu colei nela um anel 58mm pra poder usar com as minhas lentes, bastando apenas colocar uns anéis adaptadores quando preciso usar em lentes de diferentes medidas como a minha Sigma, minha Canon 50mm e minhas Takumar.

Um substituto pra ela poderia ser a lente Raynox 250, o filtro Canon 500 ou qualquer combinação de filtros de ampliação que der um resultado semelhante.
Depois de tudo no lugar a configuração fica assim:

A lente tem abertura mínima de f22 e uma vantagem em relação a outras configurações que testei, é que essa me permite uma aproximação menos extrema do tema a ser fotografado. Isso faz muita diferença na hora de fotografar os insetos pois não precisamos chegar a lente no nariz do bicho e acabar espantando o danado.No post da Takumar 28mm invertida eu atualizei e inseri a foto comparativa pra se obter o foco. Aqui tem uma amostra da distância necessária para fotografar a fita métrica com a configuração da Takumar 150mm + Close-up:

Repararam no “Tripezinho Hang-Loose” que usei nessa foto?
E a ampliação que se consegue é essa:

Apesar da lente fechar até f22, o DOF (profundidade de campo) se mostrou um pouco mais curto do que o que eu obtive com a Takumar 28mm invertida. Provavelmente pela condição de se usar um filtro de ampliação na ponta da lente. Outra coisa que reparei é que a aberração cromática, como é de costume nesse tipo de setup, fica mais evidente. Essa característica vida mais perceptível nos pontos de alta exposição. Mas não é nada que comprometa tanto a qualidade final.

Eis algumas fotos externas obtidas com essa montagem:

Como já foi dito anteriormente, fazer o foco com essas lentes manuais na abertura mínima requer muita paciência e atenção. Procurei insetos sempre bem iluminados pelo sol para facilitar a visualização no visor.

Ações

Information

3 responses

10 08 2010
Eduardo

Opa ! Td bem ?
Entaum… fikei sabendo do q aconteceu contigo através de alguns amigos do digiforum. Sacangem hein !

Mas gostei mto do seu blog !
Vo começar a frequentar mais aki tbm !

Suas dicas de macro são mto feras !!
Fora os equipamentos DIY q vc fez aí !!
Já já to começando a “copiar” suas idéias ! rsrsrs

Soh to esperando minha Helios 44 chegar pra brincar de macro com lente invertida ! hehehe

Abraços !
E melhoras !

17 09 2010
rodrigo verlaine

ola amigo vi suas fotos macros, po é de arrepiar, sou amador, e gostaria de uma ajuda, comprei umas lentes takumar com andré sp, foram as 28 3.5, 55 1.8, 135 3.5, 200 5.6 e 50 1.4, mais tubo extensor, adptador para lente m42 com focagem manual. possuo uma canon 7d EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS canon, Sigma AF 105mm f: 2.8 EX DG Macro (Canon) e Lente Canon Autofoco 75-300mm f/4.0-5.6 III USM -Canon.

o que vc me aconselharia na montagem da toto macro? como essas desta formigoa que vc fez. agradeço pela ajuda.

17 09 2010
kidneri

Olá Rodrigo… respondi por e-mail. Abraço!

Deixe um comentário

