Novidades da Semana

23 08 2010

Fala meu povo!
Olha eu dando as caras enfim. Ando bem atarefado e fiquei um pouco afastado da fotografia e do Blog.
No entanto trago novidades. Essa semana recebi um mimo do meu amigo André Matos: um flash Frata e uma fotocélula pra que eu pudesse brincar um pouco.
O flash é um modelo 300-P daqueles bem antigos e veio acompanhado de uma fotocélula pra poder disparar remotamente fora da câmera. Como eu consegui o sincronismo eu conto depois. Passei uns 3 dias pesquisando até que consegui achar a configuração ideal pra fazer com que o disparo do flash ficasse sincronizado com a câmera.
Daí foi só começar a inventar moda é claro. Baseado num link que recebi do André, resolvi montar meu próprio Beauty Dish com o fratinha. Eis o link: http://blog.dubtastic.com/2010/01/23/diy-speedlight-beauty-dish/

Comprei um pote com tampa na loja de utilidades daqueles bem baratinhos, uma tinta spray preta, uma cromada, papel alumínio e pedaços de espuma EVA e montei o meu. Ficou muito legal. Pra fazer Still então ficou show. Depois eu publicarei um passo-a-passo da construção da bagaça.

Olha ele aí em ação:

Cortei o fundo do pote e fiz a guarnição pra comportar o flash com espuma EVA. Pintei o interior com spray cromado e o exterior com spray preto. Recortei um círculo de EVA e forrei com papel alumínio amassado e colei na tampa do lado de dentro para rebater a luz para o fundo abaulado do pote.

O flash recarrega com razoável rapidez e com 2 pilhas ele tira um bocado de fotos. Gostei muito.

Outra novidade foram as minhas últimas aquisições de lentes padrão M-42. Meu parceiro no crime, André, me arrumou 2 lentes: Takumar 135mm f3.5 e uma Macro Yashinon 60mm f2.8
Agora já posso falar que tenho uma lente Macro.
Apesar de estarem com a ótica perfeita, as lentes estavam com o visual um pouco judiado mas nada que uma tarde de domingo não desse jeito. Empapelei as lentes e pintei as partes desgastadas e recuperei as inscrições em baixo relevo da lente usando giz de cera. As lentes ficaram brilhando de novas.

A Takumar 135mm antes e depois:


A Yashinon 60mm antes e depois



Agora o meu jogo de lentes antigas começa a ficar filé. Todas com ótica perfeita e aparência impecável.

Vamos ver se desenrolo um pouco essa semana pra testar a Yashinon em campo.
Abraço e uma ótima semana a todos.

Ações

Information

3 responses

26 08 2010
Andre Matos ( espirit )

Gostei do “Parceiro no crime” ..rs faltam só as vitimas, vou torcer para ter logo um tempinho e vir cheio de fotos show ! Continuo caçando essas belezas, e tenho lentes para todos os gostos e bolsos, algumas a venda no http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=77429 … Abração Kid.

10 09 2010
Fabrício

Cara, gostei de sua habilidade na recuperação de lentes. Poderia me explicar o processo de recuperação. Não entendi muito bem como você recuperou aquela lente com o giz de cera. FIcou impecável, com aparencia de nova mesmo.

Se puder, envie a resposta para meu email. ribeirofabricio2112@hotmail.com

abraço

11 09 2010
kidneri

Olá Fabrício. Na verdade o que fiz naquelas lentes foi só uma recuperação estética mesmo. A verdadeira recuperação quem faz é o meu amigo André Matos de quem comprei essas lentes. O que acontece é que são lentes antigas e que apresentam sinais de desgaste externo. Então o que fiz foi proteger toda parte que não podia ser pintada como as lentes e apliquei um Spray preto em camadas bem finas no corpo da lente. O Giz de cera na verdade foi pra recuperar aquelas inscrições numéricas em baixo-relevo da lente. Mas depois troquei o giz por corretor líquido que é bem mais fácil de aplicar e de limpar o excesso.
Não posso recomendar que façam isso pois se mal feito pode resultar no comprometimento da lente. Imagina se a tinta entra por dentro dos anéis de foco ou de abertura e seca lá dentro? Cola tudo e pra tirar isso depois eu nem quero imaginar o trabalho.
Então nem sempre siga as minhas loucuras!! Abraço!

Deixe um comentário

