O furinho da tampa.

10 12 2010

Olá pessoas.
Quando mostrei tempos atrás um jeito de fazer Macro com a lente do kit, a 18-55mm, muitas pessoas ficaram sem entender direito o que era a tal da tampinha furada da lente.
Na verdade essa tampa com um furinho no meio nada mais é do que um substituto para o controle de abertura que perdemos ao inverter a lente do kit na câmera. Como essa lente é eletrônica, ao ser invertida na câmera ela perde o contato com a mesma e portanto ficamos sem condição de regular a abertura da lente.

Resolvi então mostrar de forma mais prática o que podemos fazer para conseguir o mesmo efeito mas sem a necessidade de muita elaboração.
A lente do Kit ao ser colocada invertida na câmera fica com essa boca aberta que é exatamente a parte de trás da lente.

Quando colocada assim ela nos permite uma capacidade de grande ampliação mas infelizmente sem a possibilidade de diminuirmos sua abertura.
Em Macrofotografia é importante termos esse controle pois sem ele teremos uma profundidade de campo muito pequena e o foco por consequência ficará restrito a uma área muitíssimo pequena. Como exemplo mostro como fica uma foto Macro de uma moeda com essa configuração e sem controlarmos a abertura.

Repararam como a área focada é extremamente curta? Apenas uma faixa muito estreita de foco.
Nessa hora entraria a minha tampinha com o furo no meio, exatamente para poder fechar a abertura da lente e forçar o aumento da profundidade de campo. Dessa maneira nos seria permitido aumentar a área de foco consideravelmente.
Mas tem alguma maneira de fazer isso sem ficar furando a tampa da lente? Tem sim. Um jeito bem simples é o uso de alguns pedaços de fita isolante colocados de maneira a deixar apenas uma pequena abertura no centro da parte traseira da lente:

Bonito não fica mas é prático e simples. É só termos o cuidado de deixar a abertura o mais centralizada possível.
Agora vejam a mesma moeda fotografada com essa técnica.

Viram como o foco aumentou? Por termos fechado a abertura com a fita, obtivemos uma maior profundidade de campo.
No entanto isso gera um pequeno inconveniente: no visor a imagem fica muito escura. Por isso é aconselhável achar temas para serem fotografados de preferência em áreas externas bem iluminadas e de dia.
E se quisermos um pouco mais ainda de foco… é possível?
Sim, basta apenas fecharmos mais ainda a abertura reajustando a fita isolante:

Para quem quiser maiores detalhes de como configurar a lente do kit para Macrofotografia, basta folhear meus posts passados que tenho tudo descrito passo a passo.
Abraço a todos!

Anúncios

Ações

Information

7 responses

10 12 2010
Rodrigo Marques

Perfeito seu tutorial
Fiz da mesma maneira com a tampa da lente e melhorou muito
Obrigado mais uma vez
Abraços
Rodrigo

11 12 2010
Luciano

S E N S A C I O N A L ! ! !

15 12 2010
Andre Matos ( espirit )

Kid e amigos leitores, deixo um upgrade pra tecnica, pode-se usar uma técnica pouco usual para deixar o diafragma da lente fechado numa abertura qualquer.. pode-se setar F11 por exemplo, apertar o botão de DOF preview, a maioria das cameras é embaixo do botão que aciona o flash pop-up, isso fechara o diafragma da lente, ai mantendo esse botão pressionado desencaixe a lente da camera, e voila, ela ficara em F11 .. ao reconectar na camera, como o diafragama é um motor de passo, ele ja volta para a posição todo aberto, cheguei a discutir essa tecnica num forum e não chegamos a nada conclusivo quanto a possivel danos na lente ou camera com essa operação mas fica a dica e o aviso que o uso assim é por conta e risco, lembrando que em teoria trocar a lente com a camera ligada é comum, foi feita pra isso o maximo é mais po nas partes que tem estatica por estarem ligadas, mas nenhum profissional tem tempo de desligar a cam toda vez que for trocar de lente na cobertura de qualquer evento ou cena, e o design dos contatos eletronicos não permitem qualquer tipo de curto ao encaixar / desencaixar a lente, então é relativamente seguro, eu uso e recomendo, inclusive usando essa tecnica da pra colocar a lente num tubo simples de extensão , variar a distancia combinando partes do tubo e tera diferentes ampliações, é muito legal, abs Andre Matos ( espirit )

21 12 2010
mauro

e como inverter a lente, só com anel ou vc tem alguma alternativa?!?
parabéns, mauro.

ps. recebi hj umas fotocelulas que comprei via e-bay e estou com o mesmo problema q vc.
amanhã vou ver se resolvo com sua dica!

21 12 2010
kidneri

Oi Mauro!
Dá uma olhada nesse meu post. Lá eu mostro como inverter a lente.
https://kidneri.wordpress.com/2008/11/10/macro-fotografia-parte-ii/

Abraço.

27 12 2010
Carlos Sulmoneti

Excelente dica!!
Parabéns pela qualidade de suas macrofotografias!

3 09 2012
marcelo de sousa

Rapaz, Quanta criatividade.. muito bom… vc vende estas kits? se não fica a minha dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: