Improvisando Macro na Lumix ZS3

20 03 2011

Olá meu abandonados amores!!
Olha eu aparecendo depois de um tempo afastado… foi mal galera.
Hoje vou falar de Macro com as compactas. Muitas pessoas acham que só é possível fazer Macrofotografia se tivermos câmeras profissionais, lentes, flashes e outras cositas. Na verdade dá pra improvisar de boa umas macruchas com as câmeras compactas disponíveis no mercado. Para isso vou mostrar como fiz umas fotos com a Lumix ZS3 da patroa e uma lente adaptada no melhor estilo tabajara.
Já abordei esse assunto em Post anterior mas nesse mostro um pouco mais do resultado.

Essa é a Lumix ZS3.

O problema aqui é que esse modelo não diponibiliza um adaptador para filtros adicionais. Na antiga Sony H-5 da patroa havia um adaptador com rosca 58mm que permitia acoplar filtros e adaptar lentes com maior facilidade. Nessa hora surge então a necessidade de usar os recursos Tabajara pra contornar o problema.
A princípio a ZS3 tem recursos próprios para se fazer Macro. Ela tem a opção ótica e a opção digital para isso, mas ambas com certa limitação sobretudo para ampliar com “responsa”.

Aqui temos o exemplo do que falo: a primeira foto é com a Macro ótica e a segunda com a opção digital.

Claro que faltou uma iluminação mais cuidadosa mas foi só pra mostrar que a maioria das compactas já dispõe do recurso de Macro.
Mas como o objetivo aqui é complicar um pouco mais, vamos ver como podemos melhorar o resultado com o bom e velho uso da gambiarra.
O que fiz foi pegar uma lente velha 50mm que eu tinha guardada comigo e desmontei a danada para tirar um dos elementos óticos. Depois usei um pouco de espuma EVA, um velho tubo extensor e muita cola e fita isolante pra montar essa coisa aí:

O que faço com esse treco? Coloco ele ao redor da lente da câmera assim:

Feioso não é mesmo? Mas funciona.
Basta colocar o Zoom da lente na posição entre 5X e 12X e conseguimos fotos assim:





Podem não ser tão boas como as feitas em câmeras semi ou profissionais mas dá pra brincar legal.
Parte do sucesso do processo vem justamente pelo fato de que câmeras compactas em geral dispõe de sensor menor o que ajuda na hora da fotografia Macro. Por isso que até celulares conseguem fazer Macro. O meu Nokia 5530 por exemplo tem uma câmera das mais precárias mas dá pra improvisar umas brincadeiras como essas:

Aqui fica evidente a diferença que faz um sensor maior pois a imagem carece de maior detalhamento. Isso sem falar das lentes que no caso de um celular como o meu mais parece a cabeça de um alfinete de tão pequena.

Mas o que importa é que com um pouco de esforço e criatividade conseguimos improvisar umas fotos legais mesmo com equipamento mais modesto. Antes de achar que sua câmera não dá conta do recado, exija o máximo do equipamento, teste todas as possibilidades e seja criativo.
Abraço pra galera e até a próxima.

Anúncios

Ações

Information

One response

1 12 2011
Daniel

eu tive essa idéia, e tava procurando como executa-la . e graças, achei vc kkkkkk. Dá pra fazer isso com uma lente ” olho de peixe” ? poderia me ensinar se possivel?

gumeskt@hotmail.com Daniel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: