About

Esse espaço é destinado a trocar idéias e compartilhar experiências na área da fotografia, sobretudo da macrofotografia. Sou publicitário e atualmente divido com mais dois sócios a FX pós produção, empresa especializada na finalização de comerciais para televisão. Sou especialista em computação gráfica 3D e tenho como Hobby a fotografia. Gasto boa parte do tempo quebrando a cabeça para montar opções de macrofotografia baratas e acessíveis e quem sabe “contagiar” o máximo de pessoas possíveis e que também apreciam os detalhes dos insetos e da natureza.

58 responses

4 06 2009
Guilherme Vaz

Kidneri, fantástico o seu site! to tentando fazer uns macros, e com certeza seu site é uma execelente referencia para mim.

obrigado!

9 06 2009
Bruno De Paula

Ola!! acabei de descobrir seu blog site e logo me endentifiquei com voce. ja esta em meus favoritos.
Comprei ontem uma Sony alpha300 e gostaria de sua opiniao. ela vem com kit lens 18-70 da Sony e mais 70-300 da Tamron. Queria entra neste mundo das photografias e esta e a minha primeira maquina e sera que dar pra eu comecar com ela? por favor me responda ficarei muito satisfeito com sua opniao.
Regards
Bruno de Paula

9 06 2009
kidneri

Olá Bruno!!
Em primeiro lugar parabéns pela aquisição!!
E já respondendo a sua pergunta… sim!! Você está com uma configuração de equipamento que te permitirá começar muito bem nesse fascinante mundo da fotografia!!
Em primeiro lugar adquirindo uma câmera DSLR p que te coloca em um seleto mundo de Lentes, Flashes, Filtros e etc… segundo por estar com um ótimo jogo de lentes que vai te propiciar a cobertura básica de todo o range de alcance… de 18mm até 300mm.
Um conselho caso você seja um iniciante nesse mundo das câmeras DSLR: vai com bastante calma!!! É tão fascinante as opções de lentes, flashes, filtros, grip, cases e afins que é bem fácil você começar a “jogar” dinheiro fora em aquisições que não vão somar nada a sua qualidade fotográfica e que logo se tornarão verdadeiros Elefantes Brancos!!
Um exemplo é que, com esse seu jogo de lentes, tão cedo não seria em teoria necessário adquirir nenhuma outra por um bom tempo. Então você pode canalizar os próximos investimentos em um Flash por exemplo!! Mas só se pelo seu uso ele se tornar necessário… entendeu meu ponto de vista?
Mas agora é fazer o que sempre digo: fotografe muuuuuittoooo e participe de fóruns pois esses ajudam demais a quem está começando ou quem quer trocar experiências e tirar dúvidas, ok??

Um grande abraço e obrigado por prestigiar esse meu cantinho paraaaaadoooo… mas é que a correria anda grande… hehehe

16 10 2009
laizek

Olá!!!

Puxa, adorei seu blog, vou adicionar na minha lista de recomendados! Também gosto de tirar fotos, porém minha câmera foi roubada anteontem (não estou curada da perda, desculpe).

Parabéns pelo desenvolvimento, estarei sempre acompanhando!

Abraços,

Laize Kasmirski

16 10 2009
kidneri

Oi Laize!!
Em primeiro lugar eu sinto muito pelo ocorrido com a sua câmera… infelizmente hoje em dia é um risco querer fotografar alguma coisa e ainda voltar ileso disso.
E no mais eu agradeço muito pela visita e qualquer dica, ajuda ou troca de idéia, estamos aqui, OK??

“Vida longa e próspera” kkkk… e espero sua visita novamente!! Beijão!!

16 10 2009
kidneri

Quase me esqueço!!! Anota aí http://www.flickr.com/photos/kidneri/ … tem muita coisa pra compartilhar lá!!

17 10 2009
laizek

Não se preocupa, assinei o feed também =)

6 11 2009
Daniel

Bitcho, tu é o CARA das gambiarras hehehe. Curti demais as tuas fotos, e as suas invenções.
Já está nos meus favoritos, acompanhando a partir de agora….
=)

22 12 2009
Wanderson César

Perfect !!! Adorei o seu trabalho, simplesmente FANTÁSTICO !!!

KidNeri qual Camera digital vc me aconselha comprar para iniciar ???
E vc conhece alguma boa impressora para imprimir fotos digitais com boa qualidade ??

Forte abraço !!

Feliz Natal e um próspero ano novoo !!! e mais uma vez parabéns pelo trabalho !

WDS

16 02 2010
Juliano Lisboa

Olá Kid-Neri,

estou admirado por sua fotos macro, são fantásticas. sua criatividade me impressiona.

Depois de muito babar nas imagens vi no seu perfil que somos praticamente vizinhos. Sou de Anápolis, pertinho de vc.

Então gostaria de pedir uma ajuda, quero fazer macros como a sua, mas ainda não entendo o funcionamento da lente Takumar invertida, se possível gostaria de ir a Goiânia pra fazer uns testes.

Meu equipamento é:
uma 500D, uma 18-55mm kit, uma 55-250mm, uma Takumar 58mm F:2.0 (comprada do Espirit), tubo de extensão, um teleconverter 2x manual e um flash Nissin DI622 (chegando).

Se puder me ajudar ficaria imensamente satisfeito.

Abraços

27 02 2010
olga

Olá, por causa de um tutorial conheci esse seu trabalho intenso! sim, porque além do fotógrafo em si, você é também o inventor e o professor, três funções que conferem a alguém a qualidade de “Intenso” (fora as outras e mais importantes qualificações, claro). Trabalho bonito, surpreendente, intrigante, diferente da maioria.
Como super principiante, nada sei sobre as câmeras mais complexas. Estou achando a minha simplesmente o máximo e, a cada pouco, vou lá fazer um carinho nela. Mas, é só! não sei nadica!
Minha queda é para macrofotografia e isso, juntando aos nomes que vejo nos fóruns, parece um enorme obstáculo.
Não desistirei, então lá vai uma pergunta tosca…

minha câmera é Canon Rebel Xsi 450D
para usar a lente invertida é necessário um anel inversor. Tem também os filtros, e outras lentes, todos com uma medida expecífica.

Não sei a medida da minha câmera para pedir esses anéis!
A pergunta é essa: 52, 55, 58mm?
Obrigada e obrigada por mostrar a todos os seus conhecimentos!

27 02 2010
kidneri

Oi Olga!!
Pra melhor te ajudar eu preciso saber qual ou quais lentes você tem. De acordo com o que você tiver eu dou as dicas pra você conseguir acelerar o processo de boas Macros… Ok?
Geralmente a descrição da lente vem escrita na borda interna da parte frontal da lente… algo como Canon 18-55mm 1:3.5-5.6 58mm onde o 18-55 é a extensão da lente, de 18mm na posição de grande angular até 55mm em posição de meia-tele. 3.5-5.6 são as maiores aberturas da lente para cada posição de zoom e 58mm é o diâmetro do filtro. Me passa o modelo da sua ou suas lentes e eu te explico o que fazer em detalhes.

Abração!!

28 02 2010
olga

kidneri, obrigada por resposta.
Minha câmera é a Rebel xsi 450D.
Tenho só o kit que vem com a câmera – lente 18-55mm.
Por enquanto vou ficar assim, pelo preço, sabe né…
Em seu outro blog, no artigo sobre lente invertida para macro, mostra o material básico – é só esse que tenho, menos “o responsável por parte do milagre” , o anel inversor – esse não tenho e não conheço medidas. Nem mesmo do filtro protetor (dizem que é importante tê-lo).
Perdoe a confusão, é que quem não conhece não sabe explicar direito…
Obrigada

20 07 2010
André Silvestre

Toma jeito Kid! Coloca algum texto nesse about! hehehe!

20 07 2010
kidneri

André… se você não me alerta eu nem perceberia. Sou um fiasco pra mexer com Blog e afins. Abri minha conta do Twitter por exemplo e até agora tô vendo como colocar aqui o atalho… kkkkkkk

22 07 2010
Fabio

Opa Kidneri, td certo?

Entao, entrei em contato com vc no flickr, mas aqui no seu blog nao encontrei nada referente a d90.

o que eu preciso entao pra fazer esse esquema é uma lente invertida, os aneis conversores e o tubo extensor?

a lente que eu possuo é a 18-105mm 3.5-5.6
soh nao sei o diametro do encaixe dela na camera..

sera q rola vc me explicar soh um pouco?
ai eh soh eu comprar as quinquilharias para ser feliz heheeh

abs

22 07 2010
kidneri

Olá Fabio. Na verdade o princípio é o mesmo para qualquer câmera mas vou preparar um material mais específico quanto ao seu modelo e te passo por e-mail, ok?

23 10 2010
Vinicius Andrade Lopes

Olá Kidnery,

Tô começando agora neste mundo da fotografia. Sou biólogo e sempre apaixonado pelo micromundo. Comprei recentemente uma Nikon D90 e tô aprendendo ainda. Qualquer hora posto as minhas fotos que fiz com a lente do kit. Mas realmente tô sentindo falta de material sobre macro para as Nikon! Poderia dizer se há algo em especial a ter atenção para macros com a D90? Usar adaptadores para lentes M42 (que no caso delas vem com correção otica) funciona? Alguma sugestão de macro M42? Tô pensando começar no mundo da macrofotografia com um anel de inversor. Se tiver já algum material especifico repasse pra mim tbm! E parabéns pelo site! realmente muito bom e muito util!

19 08 2010
Junior

Olá Kidneri!

Primeiramente parabéns pelo seu blog. Sua didática é impressionante.

Gostaria de uma opinião sua, apesar de não ter a ver com macro. Sou totalmente leigo em fotografia e estou começando um projeto de site para venda de produtos online. Para fotografias em still de produtos cromados você me recomendaria comprar qual modelo de câmera e lentes? Sei que depende do gosto, etc. mas queria saber sua opinião para eu ter um começo.

Abraços!

20 08 2010
kidneri

Junior…enviei e-mail.

7 09 2010
Lucas Mariano

Kidneri, primeiramente parabéns pelo incrível trabalho !
Possuo uma Nikon D90 , uma 18-105 do kit 3.5-5.6 67mm , uma 70-300 4.5-5.6 67mm , uma 35mm 1.8 52mm e uma Helios-44 ( Zenit ) 58mm 2.0 que o diametro eu acho que é 52mm mas nao tenho certeza … Eu queria sua ajuda , se possível. Queria saber qual o jeito mais efetivo de fazer macro com estas lentes , o que eu devo comprar , onde ( se puder , claro ) . Desculpa por abusar tanto de você , mas estou muito animado com poder fazer macro sem ter que comprar lentes de 2000 reais ! Obrigado desde já .

8 09 2010
kidneri

Lucas… respondi por e-mail. Confere lá e me fala!

25 10 2010
kidneri

Olá Vinicius… te encaminhei e-mail.

15 09 2010
Fabricio

Olá Kidneri, primeiramente você tem um blog excelente, cheio de informações legais para esse maravilhoso mundo das macros e além de outras improvisações.

Uma pergunta que eu gostaria de lhe fazer é como você faz a “reforma” ou dá uma cara nova para as lentes com aparência de velha? Gostaria de fazer em uma 18-55mm que tenho aqui.

Abraço.

15 09 2010
kidneri

Olá Fabrício. Olha, na verdade ainda tô “experimentando” algumas técnicas pra deixar as minhas lentes antigas com a aparência melhor. Basicamente o que tenho feito é limpar muito bem a lente usando uma escova de dente bem seca e velha pra tirar toda a poeira e depois preservo as áreas que não quero pintar com fita crepe. Então aplico uma camada fina de tinta spray preta e nas inscrições de baixo relevo (marcadores de abertura etc…) eu coloco o corretor líquido branco desses de usar em caderno e limpo o excesso com um pano úmido antes que seque totalmente. O problema é que em algumas lentes, a tinta tá soltando e agora vou pesquisar que tipo de tinta é melhor. Ví alguns fóruns dizendo que a linha COLORGIN é a mais indicada. Inclusive eles tem uma para alumínio que dizem ser muito resistente. Vou comprar uma dessas e experimentar. Depois que conseguir algo com qualidade aceitável, eu posto em forma de tutorial.

23 09 2010
Fabrício Ribeiro

Olá Kid!

Voltando ao seu blog gostaria de trar uma dúvida. Encontrei aqui em minha cidade um rapaz que tem uma Zenit antiga com uma lente Helios de 44m-x 58mm. Pesquisei para saber se dava para adaptar em uma Canon XTi (é a camera que eu tenho) e descobri que serve sim. Existe um anel adaptador para instalar a lente, inclusive tem um adaptador que possibilita que a camera emita o beep indicando o foco correto… também existe o adaptador simples.

Dizem que a lente permite ótimas macros e retratos de boa qualidade. Porém não sei onde encontrar esse adaptador, ou pelo menos não estou sabendo procurar no Mercado Livre, por exemplo.

Gostaria de saber a sua opnião sobre o assunto, se vale a pena eu comprar uma lente Helios e adaptá-la em minha Canon XTi. Se você puder me dizer a referência do adaptador que devo comprar ficarei muito agradecido. =]

msn: ribeirofabricio2112@hotmail.com

Abraço.

23 09 2010
kidneri

Olá Fabrício! Você veio ao lugar certo.
A solução é mais fácil do que você pensa. Entre em contato com meu amigo André que ele tem tudo o que você precisa e num custo menor do que se imagina. Anota aí: andrematos@virtualmagic.com.br ele tem os adaptadores e lentes caso você precise. Inclusive o adaptador com confirmação de foco… ok?

Abraço!

25 09 2010
Fabrício Ribeiro

Valeu Kidneri, mas vale a pena essa lente da Helios ou tem alguma outra com qualidade superior?

26 09 2010
Fabricio Ribeiro

Olha eu aqui outra vez enchendo você =D

Você poderia disponibilizar o molde para a produção daquele seu difusos caseiro no estilo meia lua ou meio-biscoito? No caso, os moldes tanto para flash próprio da canon xti quanto para flash externo na câmera.

grato.

26 09 2010
kidneri

Olá Fabrício… esse é o atalho pro difusor: http://www.kidneri.blogger.com.br/Difusor-XTI.jpg
Do difusor meia-lua eu não tenho o molde infelizmente.

19 10 2010
tomazsp

Kidneri, meu nome é Bruno Tomaz e eu achei por acaso o seu blog. Confesso que não era muito fã de Macrofotografia, mas depois que vi as suas fotos e suas tramóia para conseguir o melhor de cada momento, digo que virei seu fã hahahaahahaha. Vejo que o nosso começo foi semelhante, começamos com uma Ultrazoom e depois partimos para a DSLR. Já estou a 6 meses com um blog http://clickingthemoment.wordpress.com/ antes eu não postava muito por não haver muitas fotos e a UZ era do meu pai e como eu não moro mais na casa dos meus pais, tinha que fazer o maior número de fotos quando estava lá. Ai no final do mês passado fui pra Foz do Iguaçu e comprei a minha Canon. Não vou esticar o assunto aqui, tem como você passar o seu email para trocarmos algumas ideias, queria saber mais sobre o adaptador M42, entre outras coisas.
Obrigado
Bruno

11 11 2010
Viviane Vieira

Olá, estou fascinada pelas suas fotos. Adquiri uma Nikon D90 nessa semana, porém estou completamente perdida. O curso que ia fazer só começa ano que vem, e gostaria de saber se tem como fazer macro com as lentes do kit ( 18-105mm)e como posso. Obrigada.

15 11 2010
kidneri

Olá Viviane… te mandei e-mai !

15 11 2010
mauro

cara.. alucinei no seu blog. sou meio parecido com vc, na história fotográfica (uma compacta para depois uma DSLR) além de ser um quase “professor pardal”. mas agora com seu blog vai se rum pouco mais fácil… rs. acabei de pedir algumas coisinhas pelo e-bay (cerca de 1 semana) e não vejo a hora de chegar tudo (anel inversor e tubo extensor) para começar a tirar umas fotos “mais de pertinho”. parabéns pelo trabalho. e vamos trocando informações.
abraço
mauro haddad nieri, santos/sp

25 11 2010
Wesley Amaral Silva

Olá Kidneri, parabéns pelo site, curti muito as suas dicas, e algulas já coloque em prática, inclusive iluminação para macros.
Preciso de uma opinião sua:
Eu tenho uma canon XSI, e encontrei uma super oferta de um flash externo e acabei comprando, só que o flash é para pentax (ttl – pentax).
Pergunta:
É possivel usar este flash em manual em minha XSI sem correr o risco de danificar a minha máquina fotográfica?
tenho que mudar alguma configuração na máquina?
Muito grato Kidneri
Abraço

26 11 2010
Rodrigo Marques

Amigo
Show de bola suas fotos
Amo fotos macros e to começando a desenvolver a técnica da lente invertida,
que pode ser observada no meu flickr http://www.flickr.com/photos/rodrigomarques28
Agora precisava trocar uma idéinha com vc se possivel, nada que vai amolar ou atrapalhar voce muito.
É possivel?
Abraço
Rodrigo Marques

26 11 2010
kidneri

Oi Rodrigo… enviei e-mail !

26 11 2010
Rodrigo Marques

Não recebi amigo, nadinha
rs

8 12 2010
Rodrigo Marques

Amigo to com uma dificuldade naquele lance que explicou sobre fazer um furo na tampa da lente para entrar pouca luz e aumentar o DOF
Isso era o que queria falar com voce…
Pode me ajudar?
Obrigado

A propósito imprimi aquele modelo de difusor de papel e tá aprovado, rs
Fiquei muito satisfeito
hehe

8 12 2010
kidneri

Meu amigo Rodrigo… guenta aí que tô arrumando um tutorial pra tirar suas dúvidas. Abraço!!

29 11 2010
Rodrigo

Mandou nesse mesme e-mail?
Abraços

2 12 2010
Rodrigo Marques

Ainda aguardando contato amigo
Abraços

6 12 2010
Rodrigo

Amigo famoso é assim mesmo
Dificil de conseguir falar, rs
[ ]

8 12 2010
Rodrigo Marques

Ok amigo
Hoje mesmo andei tirando umas fotos e agora parece que deu certo
Vou postar as fotos e te mostro os resultados
Mas por enquanto muito obrigado mesmo
Abraço

22 12 2010
Rodrigo Marques

Preciso falar com você sobre o Flash YN460-II
Já tinha definido de adquirir um e fazer uns testes
Mas agora a dúvida
Compro no DealExtreme por U$ 41,00
Ou Gadget Infinity por uns U$ 60,00 ? Tem custo no frete? Como funciona certinho, pode me orientar
Abraço

23 12 2010
kidneri

Olá Rodrigo. Eu mesmo só comprei na Gadget mas amigos meus já compraram na Deal sem o menor problema. No caso dessa diferença de preço eu iria de Deal mesmo. Só não esqueça que com essa crise aí por causa das nevascas pode ser que a encomenda demore um pouco mais do que o normal que costuma ser de 20 a 40 dias. Abraço e um Feliz Natal.

8 02 2011
Rafael Novaes

Bom dia, gostaria de dar os parabéns pelo seu belo site, acho que não existe ninguém no Brasil que consegue fazer as “gambiarras” que Você faz. Você é o Magaiver do macro.

Passeando pela internet, eu achei esse vídeo tutorial, não sei se você já conhece:

Que tem esse resultado:

Ai fica a pergunta, usando inversor na lente 18-55 voce acha que o resultado é parecido?

Muito obrigado, e novamente os meus parabéns por esse espaço.

22 02 2011
kidneri

Oi Rafael. Te enviei um e-mail. Abraço!

19 02 2011
Rodrigo

Olá Kidneri,

Cara, parabéns pelo seu trabalho, lindas fotos macro.
Já li seu blog de cabo a rabo e sem dúvida é uma aula para quem está começando no macro, como eu por exemplo, como muitos aí ja disseram, o seu blog já está no meu favoritos.
Estou começando esse negócio de blog, tenho um, não chega nem perto do seu, mas tah lá enfim…rsrs
Outra coisa, tenho tbm uma XTi e gostei muito da opção do anel de inversão para usar a lente do kit (18-55mm), gostei muito do resultado, só que eu tenho uma lente EF 28-90 aqui que eu poderia usar ela invertida na frente da minha 18-55mm neh? QUal das duas opções temos um resultado melhor, tanto de proximidade, qnto de qualidade?
Ha, só pra terminar, fiz o difusor com o molde que vc criou, show, ficou perfeito.

ABçs

Rodrigo

25 02 2011
Dorigley

Boas Kidneri !!!
Cai hoje de paraquedas no seu blog e achei super legal !!! Tenho uma canon 300D e sempre curti tentar coisas novas e diferentes (gambiarras) nas minhas fotos… Macro com lente de relojoeiro na frente da lente, adaptar lente antiga, etc e tenho tbm um flash Xing-Ling identico ao seu, mas que ainda nao parei muito pra brincar com ele. Mas pelo visto, vou economizar bastante tempo (e dinheiro talvez) aproveitando as idéias já testadas e aperfeiçoadas por ti.
Grande abraço !
Dorigley – Santos/SP

16 06 2011
Marcos Correa

Grande Kidneri,
achei o seu blog através de uma reportagem na Digital Photographer Brasil e t^achando muito bom. Tenho tentado fazer algumas gambiarras mas ainda não obtive sucesso.
Queria uma orientação sua: Tenho uma D90 e uma lente Tamron 18-200. Comprei a quele tubo extensor na China. Instalei toda a Gambi, mas aí minha máquina acusa ( no lugar onde mostra a abertura) o seguinte: F– ( que significa sem lentes ) e aí eu não consigo fazer nada. O botão do obturador fica travado. Alguma idéia ?
Desde jpa agradeço e Parabéns.

23 10 2011
Vinicius Andrade Lopes

Tenta tirar o flash do TTL e colocar no manual. Deve funcionar. Daí caso vc opte por usar o flash vai ter q ir mudando os valores no menu da câmera até chegar na luz ideal no momento da foto. Espero ter ajudado. Abraço.
http://www.flickr.com/photos/14056791@N05/

23 10 2011
Vinicius Andrade Lopes

Tem mais uma coisa: se sua lente não tiver anel de controle de abertura vai acontecer da lente ficar fixa na maior ou na menor abertura. Se ela ficar fixa na abertura maior, você terá problemas de pouca profundidade de campo. Daí vc pode usar um CAP com um furinho como o Kidneri mostra aqui no site dele. Se a lente ficar fixa na menor abertura acredito que você não conseguira ver nada pois ficará muito escuro. Como o Kid já disse por aqui, daí vai ter q arrumar uma lente com anel de abertura. Kidneri, me corrija se eu estiver errado, ok!

22 08 2011
Fernando

Olá Kidneri,
Possuo uma nikon D90 e uma lente 18-105mm 3.5-5.6G ED VR, há alguns dias adquiri um anel inversor para fazer fotos macro, mas fiquei decepcionado, parece que a inversão na minha cam não dá certo, já tentei de tudo (pelo menos eu acho…).
Vc pode me dar uma luz?
Ou nas lentes da nikon não da certo mesmo.
Fiz uma pesquisa e descobri q os contatos da cam com a lente é eletrônico, isso quer dizer que não tem jeito mesmo, ou estou deixando escapar algo?
Desde já agradeço e abraços.

23 08 2011
kidneri

Olá Fernando.
Dê uma conferida no seguinte: As lentes ideais para serem usadas invertidas são as que possuem anel de abertura manual. Isso pelo fato de que ao retirarmos uma lente eletrônica da câmera ela pode tanto permanecer toda aberta ou toda fechada de acordo com sua característica. Um dos truques que existem mas que eu mesmo evito usar é colocar a lente normalmente na câmera, apertar o botão de Previsão de Abertura e sem soltar esse botão e nem desligar a câmera, desencaixar a lente. Ela costuma ficar travada na abertura escolhida. Mas essa manobra me assusta pois vai que um contato inesperado aconteça e queime alguma coisa??
Então se sua lente não tiver um anel de abertura manual a coisa fica meio complicada de resolver… e uma lente VR eu não arriscaria nada muito mirabolante não… hehehe

Se não ajudei muito é só TUCUTAR depois que eu pesquiso melhor… ok?

22 08 2011
Fernando

Ah… esqueci de dizer, quando faço a inversão fica tudo escuro…

23 08 2011
Vinicius Andrade

Tenho este mesmo equipamento e realmente a lente não tem controle manual de abertura e a fotografia fica muito limitada. Você pode colocar o flash no manual e controlar a intensidade dele ate vc conseguir uma boa imagem com a pequena abertura da lente. Mas ficará bem limitado. Com a minha Nikkor 50mm 1.8 que tem o anel de controle de abertura o anel de reversão funciona perfeitamente. Também controlo o flash no manual.

Abraço

1 02 2012
Paulo A Gonçalves

Bom dia Kidneri

Tenho uma Nikon D 90, com flash SB 700, Grip, controle remoto, e as seguintes lentes: 50mm, 18-55mm, 18-135mm, 18-105mm e 70-300mm, algumas eu ganhei.
Gosto de fotos macro, gostaria de uma idéia sua de como faze-las e qual lente usar,
Se é invertida, como adaptar e etc.

Parabéns pelo parabéns pelo site muito bom e realmente muito útil.

Obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: